/ Sinopse
/ voltar
01 a 29 de Outubro
(Excepto Segundas Feiras)
Sábado, 1 Outubro | 10h00 a Sábado, 29 Outubro
Exposição | Palácio Vila Flor
Grilos Europeus
João Ricardo De Barros Oliveira

Num grande campo no norte de Portugal «via» e ouvia centenas de grilos que cantavam. Por horas e dias eu presenciava esta extraordinária paisagem sinfónica. Neste momento nascia em mim uma força, que agora me conduz a um grande espaço urbano, para a sua realização.

   
Depois de alguns anos de trabalho na «Alma acústica» nasce a composição sonora «Grilos Europeus».

Num espaço desactivado, completamente às escuras, oitocentas caixas, cada uma com dois grilos de latão amarelo e um sensor de luz, estão distribuídas pelo chão em diversas posições e constelações.
No chão marcado com uma fita fluorescente em diferentes direcções, os visitantes são conduzidos a passar ao longo dos grilos.

Os grilos, que se mantêm silenciosos na escuridão, são activados pela luz de presença transportada pelos visitantes, que para esse efeito recebem, à entrada, uma lanterna de mineiro para adaptar à cabeça. Assim, podem efectuar o percurso proposto e influenciar os grilos activados pelos sensores de luz existentes nas suas caixas.

Em diferentes pontos da sala estão também instalados detectores de passagem, que se ligam e desligam em função dos movimentos dos visitantes, produzindo uma outra fonte de luz que activa os sensores que fazem os grilos cantar.

Das duas formas, os grilos são accionados para produzir o seu canto, sendo que os visitantes, através das suas lanternas de mineiro, podem influenciar o som produzido pelos grilos e assim participar activamente na música de uma forma individual.


www.lixoluxo.page.cx


Grilos Europeus 
João Ricardo de Barros Oliveira 
Janeiro / 2005

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800