/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
Sábado, 7 Janeiro | 22h00
Teatro | Grande Auditório
Romeu e Julieta
A peça Romeu e Julieta de William Shakespeare, encenada por John Retallack, inicia a sua digressão nacional no Centro Cultural Vila Flor em Guimarães.

A popularidade da peça Romeu e Julieta, enquanto apoteose lírica, tem obscurecido o seu lado terrível - de morte, descrença e violência que rodeiam o par apaixonado -, do mesmo modo que a popularidade da narrativa original, enquanto história proveitosa, podia ter contaminado a peça, e obrigou a um Prólogo que preparasse o público para não estar à espera da surpresa narrativa nem da repetição da moralidade, mas antes para ouvir. Para ouvir uma poesia que queria abranger - e esgotar em intensidade - o arsenal estilístico petrarquista e dantesco do amor inconsumável, mas ao mesmo tempo dar voz aos seus maiores inimigos.

 
Romeu e Julieta de Shakespeare tomou o lugar da lenda original, e é tida, desde o Romantismo, como o grande emblema do amor incondicional. Mas se Shakespeare junta na peça um dos seus pares mais exaltados, também os põe em confronto com dois dos inimigos mais terríveis do entusiasmo amoroso: Mercúcio e a Ama. Estes dois cépticos são as personagens que fazem jus à primeira tragédia shakesperiana maior, e são os verdadeiros precursores dos vilões implacáveis Edmundo e Iago.

(.)

Poucos esperam em Romeu e Julieta a peça inteira, até porque entre nós a peça de Shakespeare tem de conviver com a lenda. Mas se a virmos inteira com todos os seus confrontos, e não só o de Romeu e Julieta contra tudo e contra todos, nem os amantes saem ilibados do caos.

Fernando Villas Boas

Encenação John Retallack, Tradução e Adaptação Fernando Villas Boas, Actores (por ordem alfabética): Albano Jerónimo, André Gago, Carla Chambel, Custódia Gallego, Diogo Infante, Gonçalo Waddington, João Lagarto, Marco D´Almeida, Pedro Caeiro, Rogério Vieira, Valerie Braddell, Guitarrista Vasco Abranches, Desenho de Luz José Álvaro Correia, Cenografia e Direcção Técnica Hernâni Saúde, Figurinos Mariana Sá Nogueira, Música Original João Gil, Desenho de Lutas Miguel Andrade Gomes, Movimento Paula Castro, Direcção Vocal Luis Madureira e Rui Baeta, Confecção de figurinos Mestra Teresa Louro, Palmira Abranches, Natália Ferreira, Maria José Batista, Confecção de Máscaras Nuno Tomaz, Contabilidade Luís Gomes e Sr. Nunes, Direcção de Cena  Ana Coelho, Assistência de Direcção de Cena Luís Marreiros, Produção executiva Mafalda Gouveia, Produção Produções Próspero Em Co-Produção com o Teatro Municipal de S. Luiz
Classificação etária M/12, Duração do espectáculo 120 min + intervalo 15 min

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800