/ Sinopse
/ voltar
Serviço Educativo
Local: Espaço Oficina

Dias 7, 14 e 21 de Janeiro
Horário:
10h00 - 13h00
14h30 - 18h30
Limite de Participantes: 10 Participantes
Inscrição Gratuita
Sábado, 7 Janeiro | 10h00
Workshop | Outros Locais
Formas Animadas - Construção e Animação
Acção de Formação Para Professores Entidade Formadora: Limite Zero

"No Teatro de Formas Animadas, os objectos materiais inanimados: (máscaras, fantoches, objectos ou simples imagens) ganham vida e passam a representar essências (por extensão da energia vital do actor/manipulador). Ao tornarem-se personagens, isto é, ao serem animados, perdem as características de corpo material inerte e adquirem anima, isto é, alma, passando a transmitir conteúdos substanciais, que se identificam com a sua forma."

in "Teatro de Formas Animadas" Ana Maria Amaral


Finalidades e contextualização da acção

O actual sistema educativo, que nas suas grandes linhas de orientação pretende estruturar a Escola como um espaço privilegiado de trocas de saberes e experiências entre diferentes agentes, encontra, no entanto, diversas resistências à prossecução das suas intenções, que se reflectem na continuidade de alguns velhos e outros novos problemas, que culminam nas diferentes facetas do chamado insucesso escolar.
É fundamental que o processo didáctico-pedagógico a desenvolver recorra a estratégias inovadoras com características expressivas/criativas, de forma a se integrarem mais facilmente no universo do imaginário infantil e nele reforçar e criar outras atitudes e aprendizagens.
Os nossos diferentes níveis de conhecimento estruturam-se num espaço relacional no qual o corpo assume um papel significativo.
Para que a criança possa comunicar com o mundo que a rodeia, para que se possa adaptar às diferentes situações e às suas modificações, deve ter a consciência, o controlo e a organização do seu próprio corpo. A consciencialização do seu ser.
A construção e a utilização da forma/objecto animado é para a criança um veículo de descoberta das suas capacidades expressivas e de aspectos psicomotores essenciais (coordenação e equilíbrio corporal, domínio da respiração e do gesto).
O atelier de formas animadas estrutura-se como um espaço privilegiado para a prossecução destes fins.

Esta actividade será desenvolvida nas seguintes fases:
- Formação de professores
- Acompanhamento do projecto de criação dos trabalhos a desenvolver nas escolas
- Apresentação dos trabalhos
          

Ojectivos

O atelier terá como objectivo a formação de professores do Ensino Básico.
Pretende-se que os formandos adquiram conhecimentos teórico-práticos que lhes permita descobrir "segredos" da construção e da animação de formas animadas - sombras e marionetas - de modo a poderem transmitir aos alunos esses mesmos conhecimentos e possibilitar a criação de um espectáculo de Formas animadas.

A acção envolverá as seguintes áreas:

1.Criação de uma história
Construção plástica de sombras, fantoches, cenários e adereços.
2. Dramatização e interpretação da história envolvendo aspectos da sonorização, da dicção e do gesto.
3. Apresentação pública do trabalho realizado

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800