/ Sinopse
/ voltar
Sexta, 10 Março | 22h00
Música | Pequeno Auditório
Rui Taveira e Jaime Mota
Música Clássica
O talento do pianista Jaime Mota alia-se à voz do tenor Rui Taveira numa noite dedicada Mozart, Haydn, Schubert e Schumann.

Jaime Mota concluiu muito jovem os Cursos Superiores de Piano e de Composição com 20 e 17 valores, no Conservatório de Música do Porto, nas classes de Fernando Azevedo e Cândido Lima. Como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian estudou em Lisboa com Sequeira Costa e Tania Achot. 

Tem dedicado particular atenção à música de câmara com piano. Neste domínio, como bolseiro da Secretaria de Estado da Cultura, estudou na Hochschule Mozarteum de Salzburg com Paul Schillawsky e Erika Frieser.
Tem participado em concertos e gravações com artistas nacionais e estrangeiros em todo o mundo.
É autor de diversos projectos de divulgação de obras de compositores portugueses, tais como, "Perspectiva da obra para canto e piano de compositores do Porto do século XX" e "Poemas para Canto e Piano". Estes projectos, patrocinados por entidades oficiais, incluem primeiras apresentações públicas e gravações em CD.
Colabora frequentemente com a editora "Fermata" na redacção de artigos biográficos, na revisão de manuscritos e edição de partituras de compositores portugueses. É autor da redução para piano da oratória "La Giuditta" de Francisco António de Almeida.
Foi director musical da obra "The Golden Vanity", de B. Britten, cantada e representada por 72 crianças e patrocinada pelo Serviço Educativo da Casa da Música. Tem colaborado também com o Estúdio de Ópera desta instituição, nomeadamente em Workshops sobre "O casal Schumann" e "Lirismo no final do século XX".
A diversidade da sua formação artística levou-o ainda a dirigir a Orquestra da Escola Profissional de Música de Viana do Castelo, entre 1993 e 1995, e o Coro Madrigália, desde a sua fundação em 1994. Com este coro tem divulgado a música portuguesa no país, Espanha e Brasil.
É professor da Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo do Porto. Lecciona Música de Câmara na Universidade de Aveiro.

Rui Taveira obteve o diploma do curso de canto, no Conservatório de música do Porto, tendo feito o seu Mestrado em Canto de Concerto (Lied e Oratória) na Hochschule für Musik em Munique, sob orientação de Ernst Haefliger.
Em Oratória teve como mestre Diethard Hellman. Frequentou também o curso de Ópera com o encenador Peter Kertz.
Cantou os principais papéis nas óperas: "Flauta Magica", "Cosi Fan Tutte", "D. Giovanni", "Guerras de Alecrim e Mangerona" "Barbeiro de Sevilha", "La Spinalba", "Bodas de Figaro", "Hänsel und Gretel", "Viúva Alegre", "Espadachim do Outeiro", entre outras.
Colabora regularmente com o Teatro Nacional S. Carlos, Círculo Portuense de Ópera e Coro da Sé Catedral do Porto.
Como concertista apresenta-se nas instituições mais credenciadas do País, tais como: Fundação Gulbenkian, Culturgest, C. C. B., Orquestra do Norte, Orquestras Nacionais de Lisboa e Porto, Orquestra das Beiras, bem como em importantes Festivais Nacionais e Internacionais, dos quais se destacam Utrecht, Capuchos, Davos, Estoril, Madeira, Açores, Leiria, Guimarães, Póvoa de Varzim, Algarve, Shaafhausen e Bilbau. Participou em importantes eventos tais como Europália, Exposição Universal de Sevilha, Lisboa 94, Festival dos Cem Dias, Carrefour des Littératures em Bordéus e Festa da Música no C.C.B. Gravou para a  O. R. T. F.,  A. R. D. ,R. T. P., R. D. P. e vários discos para as etiquetas Movieplay, Numerica e Strauss. É co-fundador do grupo de música antiga Foral. Colabora frequentemente com os Ségreis de Lisboa. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, D. A. A. D. e S.E.C. É professor de Canto na Escola Superior de Musica e Artes do Espectáculo do Porto e professor do Quadro do Conservatório de Musica do Porto.

PROGRAMA
I

Mozart
Dans un Bois Solitaire
An Chloë
Abendempfindung
Haydn
A Pastoral song
The Wanderer
Fidelity
Schubert
Der könig in Thule
Der Wanderer an den Mond
Wer sich der einsamkeit er gibt
Die taubenpost
      
II
Schumann
Dichterliebe opus 48

Rui Taveira, tenor
Jaime Mota, piano

";"1

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800