/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
(Sessão de Comemoração do Centenário do Nascimento de Agostinho da Silva)
Organização: Centro Cultural Vila Flor e Cineclube de Guimarães
Segunda, 13 Fevereiro | 22h00
Cinema | Pequeno Auditório
Agostinho da Silva, Um Pensamento Vivo
de João Rodrigues Mattos

O Centro Cultural Vila Flor exibe, no próximo dia 13 de Fevereiro, o documentário "AGOSTINHO DA SILVA - UM PENSAMENTO VIVO" de João Rodrigo Mattos, produzido pela Alfândega Filmes e que será apresentado em 100 cidades portuguesas em simultâneo, no âmbito da comemoração do centenário do nascimento de Agostinho da Silva.

O documentário percorre o trajecto biográfico, a vida e a obra do humanista luso-brasileiro. A narrativa - adaptada de textos autobiográficos - inicia-se em Portugal, desde a sua infância e formação intelectual até às suas primeiras obras escritas, passando pelo seu auto-exílio brasileiro de 25 anos, e culminado com a sua volta a Portugal - pouco antes do 25 de Abril - onde viveu o resto da sua vida, vindo a conhecer, no início dos anos 90, uma popularidade e admiração invulgares.

"Agostinho da Silva - Um pensamento Vivo " foi filmado entre Fevereiro de 2001 e Setembro de 2003, em Portugal e no Brasil. Todas as cidades por onde passou nos dois países foram visitadas e os sítios por onde esteve, filmados. Mais de 60 personalidades que privaram, trabalharam, estudaram ou escreveram sobre Agostinho da Silva foram entrevistadas. O documentário inclui ainda uma pesquisa iconográfica, fotográfica e bibliográfica minuciosa, além de imagens de arquivo de todas as aparições de Agostinho da Silva na televisão, nas décadas de 80 e 90.

A reforçar o carácter luso-brasileiro do projecto - que tem um produtor português e um realizador brasileiro - está a banda sonora composta pelo também cineasta André Luís Oliveira, onde grandes nomes da música popular brasileira (Gilberto Gil, Ney Matogrosso e Gal Costa) interpretam musicalmente poemas da " Mensagem " de Fernando Pessoa.

Este documentário é a primeira e significativa peça a fazer parte do grande conjunto de iniciativas referentes à comemoração do centenário de Agostinho da Silva em 2006, recentemente protocoladas entre os Ministérios da Cultura de Portugal e do Brasil.

Documentário " Agostinho da Silva - Um Pensamento Vivo " 79 min. - Cor e P&B, Produção Alfândega Filmes / Jorge Neves, Co-Produção RTP - Rádio Televisão Portuguesa, Realização João Rodrigo Mattos, Argumento Pedro Agostinho / João Rodrigo Mattos, Imagens de Arquivo RTP - Direcção de Novos Projectos e Arquivos, Fundação Pierre Verger Truq Cinema e Video (Salvador-Bahía), TV Barriga Verde (Florianópolis), Asa CineVideo (Brasília), Arquivos Alfândega Filmes, Banda sonora André Luís Oliveira, Apoios Financeiros ICAM - Instituto do Cinema, Audiovisual e Multimédia, Ministério da Cultura do Brasil, Fundação Calouste Gulbenkian, Instituto Camões , Varig Brasil S.A, Câmara Municipal do Porto,Apoios Institucionais RTP - Direcção de Novos Projectos e Arquivos, Fundação Luso-Brasileira, Associação Agostinho da Silva, Fundação Pierre Verger

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800