/ Sinopse
/ voltar
Sábado, 12 Setembro a Domingo, 29 Novembro
Exposição | Palácio Vila Flor
Adelina Lopes
Exposição
Adelina Lopes cria imagens a partir de montagens e associações de objectos comuns com diversos tipos de materiais que se encontram dispersos pelo nosso quotidiano e, neste processo, estabelece um amplo diálogo com o público observador do seu trabalho.

A artista produz um conjunto de novas relações perceptivas que nascem da interacção dos materiais utilizados, criando, assim, um acréscimo de referências simbólicas sobre a situação inventada. Nesta abordagem insinuam-se processos de ilusão que nos obrigam a executar sucessivos actos de recriação óptica, implicando-nos em jogos de sentidos permanentes.

 

VISITAS GUIADAS
Estão disponíveis visitas guiadas durante todo o período da exposição, de terça a sexta-feira, sujeitas a marcação prévia com uma semana de antecedência.


Público-alvo Maiores de 6 anos
Duração 60 min
Preço 0,50 eur
Lotação 1 turma/ 25 pessoas

 

OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS
29 Setembro a 26 Novembro
Sentidos Provisórios
Lara Soares

Esta oficina parte do trabalho de Adelina Lopes para a exploração de sentidos associados aos objectos do quotidiano. Diferentes objectos, cada um com um nome e uma função associada, serão explorados e transformados. Num processo de construção e desconstrução, tentaremos sempre perceber a sua origem e possíveis extensões de sentidos.

 

Tal como Allan Kaprow descreve nos seus ensaios, Art Which Can´t Be Art, (1986), o uso destes objectos, muitas vezes diário, torna-se repetitivo e quase sempre automático. Esta oficina propõe uma aproximação a estes objectos pelas interferências existentes entre o gesto artístico e o gesto quotidiano de modo a experimentá-los na sua dimensão performativa.

 

1º ciclo
Através do uso de diferentes materiais e partindo de perguntas como: E se conseguíssemos transformar uma gaveta num sapato? E se o meu chapéu afinal fosse um barco?, as crianças do 1º ciclo criarão novos objectos cheios de sentidos provisórios, abordando conceitos essenciais no processo artístico (construção, desconstrução, volume, significados, função, forma, dimensão, imitação, representação, transformação, repetição, etc.). Por momentos, o que nos rodeia terá novas formas e sentidos.

 

Pré-escolar
A abordagem para esta faixa etária terá o seu foco principal na manipulação de objectos de uso quotidiano e sua subversão. De repente tudo se transforma, tudo é possível e num processo divertido construiremos personagens imaginárias. Umas que nos fazem rir, outras que nos metem medo, outras ainda mais estranhas do que tudo o que já vimos, irão fazer pensar!!!


Público-alvo Dos 4 aos 6 anos (pré-escolar) e dos 6 aos 9 anos (1º ciclo)
Preço 1€
Público escolar Ter e Qui às 10h00
Sessões especiais para público familiar Sáb 10 Out às 11h00 (1º ciclo) | Sáb 24 Out às 11h00 (pré-escolar)
Duração Pré-escolar 60 min. | 1º ciclo 90 min.
Lotação 1 turma / 25 crianças
Actividade sujeita a marcação prévia com uma semana de antecedência

 
OFICINA DE MÚSICA
30 Setembro a 25 Novembro
Ricardo Rocha

A partir do corpo e de materiais e objectos quotidianos, será iniciado um percurso de descoberta sonora, atribuindo aos mesmos um novo contexto de utilização. Recorrendo a elementos musicais como a melodia, o ritmo, a intensidade e o timbre, pretende-se proporcionar o entendimento de que a variação sobre cada um destes componentes dá origem a novos objectos musicais. No trajecto da oficina será construída uma pequena peça musical a partir de variações sobre um motivo repetitivo e representação gráfica da sua estrutura formal.

 

Público-alvo Dos 10 aos 12 anos
Preço 1 eur
Público escolar Qua 10h00 e 15h00
Sessões especiais para público familiar Sáb 07 e 14 Nov 11h00
Duração 90 min
Lotação 1 turma/25 crianças
Actividade sujeita a marcação prévia com uma semana de antecedência

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800