/ Sinopse
/ formulário inscrição
/ voltar
As inscrições poderão ser feitas no nosso site, através do preenchimento do formulário disponível online, até dia 14 de Dezembro, e só serão consideradas válidas após realizado o pagamento.

O pagamento da inscrição poderá ser efectuado em numerário no Centro Cultural Vila Flor, através de cheque enviado por correio, à ordem de “A Oficina, CIPRL”, ou através de transferência bancária para o NIB 001000002457815000196 (necessário envio de comprovativo para o CCVF), até à data limite de inscrição. Em caso de desistência nas 48horas antes do início da oficina, não será devolvida a importância paga no acto de inscrição.

Mais informações
Tlf. 253 424 700
E-mail servicoeducativo@aoficina.pt
Segunda, 21 Dezembro a Quarta, 23 Dezembro
Outras atividades
Natal feito com as mãos
Férias de Natal no CCVF
A comemoração do Natal veio substituir a festa pagã do nascimento do Sol invencível, associada ao solstício de Inverno, festejos que visavam trazer boa sorte para o ano que se iniciava e sobretudo para as sementeiras. Assim, a época natalícia sempre esteve associada à Luz e à renovação do ciclo da Vida. O Natal cristão veio acrescentar uma mensagem de partilha, em família ou com amigos, que em diferentes culturas se manifesta de formas diversas.

Nestas oficinas, a cada dia, e através de diferentes expressões, a sala de trabalho vai transformar-se numa autêntica oficina para fabricar um novo Natal, feito pelas mãos das crianças. É possível a inscrição numa oficina, com a duração de um dia, ou em várias.

 

Segunda-feira, dia 21
O NATAL ANTES DO NATAL
FEITO COM BARRO

Orientação: Fernanda Braga

 

Lanternas, luminárias, candeias estão presentes em culturas de todo o mundo, muitas vezes inspiradas em figuras animais e vegetais ou em figuras fantásticas. As piñatas, oriundas da China, são ainda hoje, no México, um importante símbolo do Natal. Feitas de argila ou papier maché, são ocas e com formas e cores exuberantes. Quando são partidas, durante a festa de Natal, simbolizam as sementes que se espalham e que darão origem à nova Vida no ano que se inicia.

 

Nesta oficina, as crianças irão desenhar e construir estes dois objectos ancestrais em barro, que serão levados para casa para trazer boa sorte e alegria no Ano Novo.

 

Terça-feira, dia 22
O ESPÍRITO DO NATAL
FEITO COM PAPEL
Orientação: Manuela São Simão

 

Resgatando o velho hábito de surpreender os nossos amigos com uma lembrança enviada através dos correios, as crianças irão reciclar e transformar velhos postais e outros objectos de papel, transformando-os em presentes inesperados.

 

Desenhos, recortes, colagens, pensados e criados por cada um, darão origem a novas imagens e formas, lembrando ainda que o verdadeiro espírito do Natal é a partilha e o afecto, e não necessariamente o consumo de objectos novos, mas descartáveis.

 

Quarta-feira, dia 23
O ESPÍRITO DO NATAL
FEITO COM AÇÚCAR COM AFECTO
Orientação: Jorge Antunes

 

Quando as mães, as avós e outras pessoas muito generosas preparam a mais bela mesa para nos receber na Ceia de Natal, ficamos com água na boca e sentimo-nos as pessoas mais importantes do mundo.

 

Nesta oficina, são as crianças as protagonistas na confecção de um lanche especial de Natal, com sabores e aromas de várias tradições, acompanhados com chás aromáticos e chocolate quente, e uma bela mesa pronta para receber os amigos.

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800