/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
Preços com desconto (c/d)
Cartão Municipal de Idoso e Reformados
Cartão Municipal das Pessoas com Deficiência; Cartão Jovem Municipal; Cartão Jovem, Menores de 25 anos e Estudantes; Deficientes e Acompanhante
Sócios do Convívio Associação Cultural

Cartão CCVF_desconto 50%
Sábado, 21 Novembro | 22h00
Música | Grande Auditório
Dave Douglas and Blood Sweat Drum n Bass Big Band
Dave Douglas, um dos músicos de referência do jazz actual, sobe ao palco do Grande Auditório do CCVF com a Blood Sweat Drum'n Bass Big Band para encerrar o Guimarães Jazz e apresentar um espectáculo concebido para a edição deste ano que conta com a participação de uma grande formação de jovens músicos dinamarqueses e com a direcção musical de Jim McNeely – um pianista e director de orquestra internacionalmente reconhecido.

Este concerto apresenta o novo projecto de Dave Douglas para big band com a direcção de Jim McNeely e a música da Blood Sweat Drum'n Bass Big Band, tendo Dave Douglas como músico solista.
Nomeado duas vezes para os prémios Grammy, Dave Douglas é indiscutivelmente o mais prolífico e original trompetista da sua geração, assim como um excelente compositor, colhendo elogios tanto dos sectores mais antigos e conservadores, bem como dos mais actuais e contemporâneos. Nasceu em New Jersey, em 1963, e estudou em Boston, primeiro na Berklee School of Music e depois no New England Conservatory. Mudou-se para Nova Iorque em 1984, onde se inscreveu na New York University e estudou com Carmine Caruso. Rapidamente ganhou estatuto, tanto a nível nacional como internacional, sendo aclamado como trompetista, compositor e “artista do ano” pelas revistas Downbeat e Jazz Times. Começou a sua carreira a solo em 1993, com “Parallel Worlds na etiqueta Soul Note” e em 2005 lançou a sua própria editora - a Greenleaf Music - tendo sido no mesmo ano premiado com um Guggenheim Fellowship. Dave Douglas é actualmente director artístico do Workshop in Jazz e do Creative Music no Banff Center, Canadá, e co-fundador e director do Festival of New Trumpet Music, que este ano comemora 7 anos. Para além dos seus próprios grupos musicais, Dave Douglas integra ainda o John Zorn Masada Quartet e trabalha com Anthony Braxton, Don Byron, Joe Lovano, Miguel Zenon, Uri Caine, Bill Frisell, Cibo Matto, Mark Dresser, Han Bennink e Misha Mengelberg. O seu estilo é caracterizado pela utilização de uma estética muito pessoal que reflecte um enorme campo de influências diversas, indo de Igor Stravinsky a Stevie Wonder e a John Coltrane. Como compositor, Dave Douglas adapta e sintetiza formas musicais pouco usadas, utilizando elementos sonoros díspares e contrastantes. Como trompetista, possui uma técnica de execução abrangente, mas o aspecto mais expressivo nele existente é a integração de uma abordagem peculiar e pessoal usada na composição cujos conceitos improvisados têm marcado os seus trabalhos mais recentes.

A Blood Sweat Drum'n Bass Big Band é uma big band experimental, que desenvolve um interessante trabalho de redefinição musical do campo de actuação mais ou menos atribuído a grandes grupos de instrumentos. Dave Douglas executará composições da sua autoria e participará como solista convidado na execução de temas do repertório desta grande orquestra. Com este concerto pretende-se expandir ainda mais os horizontes conferidos a este formato musical, incrementando novas visões e novas experiências.

Dave Douglas Trompete, Jim McNeely Piano e Direcção, Blood Sweat Drum’n Bass Big Band,
Jens “Chappe”Jensen
Condução, Ole Visby Saxofone Soprano, Julie Kjær Saxofone Alto, Jacob Danielsen Saxofone Tenor, Harald Langåsdalen Saxofone Barítono, Nikolai Schneider Saxofone Tenor, Søren “Phille” Jensen, Jakob Buchanan, Bent Hjort, René Damsbak Trompete, Jens Overby, Jens Kristian Bang, Kirstine Kjærulff Ravn Trombone, A anunciar Trombone Baixo, Kasper Falkenberg Guitarra, Sofus Forsberg Electronics, Kasper Bjerg, Aske Bode Teclados, Sisse Foged “Moster Phonque” Hyllested, Rune Werner Contrabaixo, Esben Laub von Lillienskjold, Jais Poulsen Bateria, Magnus Jochumsen Percurssão, Gunhild Overegseth, Turid Guldin Voz

Maiores de 12

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800