/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
Sexta, 5 Maio | 22h00
Música | Pequeno Auditório
Bernardo Sassetti - Ascent

Ascent é o título do mais recente trabalho de Bernardo Sassetti. Lançado no ano passado, explora a composição e interpretação musicais em comunhão com as artes visuais, nomeadamente a fotografia e o cinema. Dedicado a José Álvaro Morais, falecido realizador de "Quaresma", Ascent é sobretudo uma homenagem à sétima arte, o cinema, que tem acompanhado Sassetti desde o princípio dos anos 80, sobretudo no interesse pela relação das imagens com a música, ou melhor, na representação psicológica, emocional ou circunstancial, que é transmitida pela banda sonora - complemento fundamental da imagética do cinema.


Bernardo Sassetti pretendeu criar neste espectáculo um novo conceito artístico capaz de convocar o sentido auditivo: com a música para dois trios (piano, violoncelo e vibrafone; piano, contrabaixo e bateria); e visual: com as imagens - suspensas ou em movimento, sugerindo a montagem de um filme - que foi captando com a máquina fotográfica ao longo do processo de composição das sequências musicais.

Sassetti convidou dois músicos da área erudita - Adja Zupancic (violoncelo) e Jean François Lezé (vibrafone) - e outros dois da área do jazz - Carlos Barretto (contrabaixo) e Alexandre Frazão (bateria) - para criar um álbum sem preconceitos onde a música e as artes visuais formam um todo. "Se a música para cinema tem imagens que condicionam o movimento das notas, o jazz é uma forma de música que proporciona imagens únicas, construídas no momento", explica o pianista e compositor. 

Bernardo Sassetti, Piano
Carlos Barretto, Contrabaixo
Alexandre Frazão, Bateria
Ajda Zupancic, Violoncello
Jean François Lezé, Vibrafone

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800