/ Sinopse
/ voltar
Organização: CCVF e Cineclube de Guimarães
Domingo, 7 Maio | 22h00 a Terça, 9 Maio | 22h00
Cinema | Grande Auditório
INDIELisboa 2006
O INDIELISBOA é um local privilegiado para a descoberta de novos autores e tendências do cinema mundial.
O Festival dá especial atenção a obras e cinematografias com menor visibilidade no mercado de distribuição comercial português e integra uma competição de longas e curtas metragens de novos realizadores.

Domingo, 7 de Maio - 22h00
Workingman´s Death
de Michael Glawogger

Argumento Michael Glawogger
Fotografia Wolfgang Thaler
Montagem Monika Willi, Ilse Buchelt
Som Paul Oberle, Ekkehart Baumung
Música John Zorn
Produtor Erich Lackner, Mirjam Quinte...
Produtora Lotus-Film

2005 - 122´
 
Da Ucrânia à Indonésia, passando pela Nigéria, China e Paquistão, esta é a viagem que Michael Glawogger, aclamado cineasta austríaco, encetou em "Workingman´s Death", um épico admirável e provocador que se propõe denunciar o trabalho manual (e invisível) realizado nas mais extremas condições. As imagens, impressionantes, tão depressa remetem para a contenção do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, como evocam o terrível inferno de Bosch. De estrutura episódica (assistiremos a cinco histórias: os "Heróis" de Donbass, na Ucrânia, os "Fantasmas" de Java, na Indonésia, os intrépidos "Leões" nigerianos, os "Irmãos" de Gaddani, no Paquistão, e, a esperança de um "Futuro" radioso na China), Glawogger compõe neste seu extraordinário documentário um verdadeiro hino ao trabalhador.


Segunda-feira, 8 de Maio - 22h00
Paveen Lackeen
de Perry Ogden
 
com Winnie Maughan, Rose Maughan, Rosie Maughan, Paddy Maughan, Michael Collins
Argumento Perry Ogden, Mark Venner
Fotografia Perry Ogden
Montagem Breege Rowley
Som Michael Lemass
Produção Perry Ogden, Martina Niland
Produtora Verve Pictures

2005 - 87´
 
PAVEE LACKEEN é a primeira obra do fotógrafo inglês Perry Ogden. E é também a fotografia que está na origem deste filme multi-premiado, quando, há cinco anos, Ogden lançou um álbum fotográfico, "The Pony Kids", que documentava a experiência das crianças pobres de Dublin. Depois, e sem qualquer ensaio anterior em cinema, Perry Ogden lançou-se neste retrato poderoso dos Viajantes, uma comunidade nómada irlandesa que vive em "roulottes" numa zona industrial degradada. Combinando ficção e documentário, e recusando a tentação do exotismo, PAVEE LACKEEN segue, ao longo de várias semanas, a jovem Viajante Winnie nas suas deambulações pela próspera e moderna Dublin (num impressionante jogo de contrastes com as condições de insuportável pobreza que os Viajantes têm de suportar), e a luta diária da sua mãe, Rosie, face à burocracia sem rosto, à marginalização e à persistência dos preconceitos que os aliena.


Terça-feira, 7 de Maio - 22h00

Lunacy
de Jan Svankmajer

 
com Pavel Liska, Jan Tríska, Anna Geislerová, Jaroslav Dusek, Martin Huba, Pavel Novy
Argumento Edgar Allan Poe, Marquis de Sade
Fotografia Juraj Galvánek
Montagem Marie Zemanová
Som Ivo Spalj
Produtor Jaromír Kallista
Produção Athanor Film Production Company

2005 - 118´
 
"Um filme de terror filosófico". É assim que Jan Svankmajer (de quem, em Lisboa, a Zero em Comportamento mostrou "Otesanek") descreve o seu filme, LUNACY, uma fantasia transgressora livremente baseada em dois contos de Edgar Allan Poe, e que combina imagem real e animação. Nesta delirante alegoria à sociedade contemporânea encontramos o jovem Jean Berlot, um rapaz assombrado por terríveis pesadelos. Berlot trava conhecimento com Marquiz (inspirado no divino Marquês de Sade), um aristocrata com um glorioso apetite por blasfémia e orgias, e inicia uma odisseia "terapêutica". Como temas centrais a liberdade, a manipulação e a repressão exercidas pela civilização, e a prova da grande forma do realizador checo que aqui assina uma longa-metragem subversiva e provocadora.

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800