/ Sinopse
/ voltar
Sexta, 5 Maio a Quarta, 31 Maio
Espetáculos
Pequena Colecção de Não-objectos, Não-máquinas e Outras Coisas Aparentemente Inúteis



De 5 a 31 de Maio
Livraria do Centro Cultural Vila Flor

O Serviço Educativo do Centro Cultural Vila Flor expõe a partir do próximo dia 5 de Maio, às 18h30, a Pequena Colecção de Não-objectos, Não-máquinas e Outras Coisas Aparentemente Inúteis. A colecção vai estar patente na livraria do CCVF e poderá ser visitada até ao dia 31 de Maio.

A criação destes objectos teve início em Janeiro, no âmbito do espectáculo de teatro musical "A Fábrica de Nada", dos Artistas Unidos. Nesta peça, os trabalhadores de uma fábrica de cinzeiros que fecha, não querendo ficar desempregados, resolvem continuar a trabalhar numa nova produção: nada.
Considerando o carácter actual da peça e a sua riqueza em termos sociológicos e filosóficos, o Serviço Educativo decidiu lançar às escolas o desafio de prolongar na sala de aula uma reflexão sobre as questões que ela levanta.

A partir do momento em que os operários se perguntam qual será a diferença entre não-fazer cinzeiros e não-fazer outros objectos, indagando sobre a natureza do acto de fazer, dos objectos, da funcionalidade, utilidade ou inutilidade, foi proposto às escolas que criassem os seus próprios não-objectos ou não-máquinas.

Ainda inspirado na peça "A Fábrica de Nada" e no conto de José Eduardo Agualusa "Estranhões, Bizarrocos e Outros Seres Sem Exemplo", o Serviço Educativo deu continuidade à exploração dos temas do absurdo e da inutilidade, na Oficina de Não-Sei-Quês, integrada num programa de férias de Páscoa para crianças - as Oficinas com Pés, Mãos e Cabeças. Destas Oficinas surgiram vários outros objectos, projectos de pequenas cabeças com grandes ideias.

Contributos para a colecção
Centro de Formação da ADCL - Associação para o Desenvolvimento das Comunidades Locais
CENATEX
Participantes nas Oficinas com Pés, Mãos e Cabeças

";"5
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800