/ Sinopse
/ voltar
Sexta, 15 Julho a Sábado, 23 Julho
Música
Manta
2011. Julho. Guimarães. O Manta estende-se à cidade e acrescenta novas propostas, mantendo o epicentro da operação nos jardins do CCVF e com acesso gratuito.
O evento consuma-se cada vez mais numa celebração cultural de tendências pop/rock emergentes de carácter autoral, que se propaga à cidade na forma de forte vibração cosmopolita. A reconfiguração do Manta inclui agora no seu mapa de acontecimentos, para além do cartaz central de concertos internacionais a ocorrer no jardim do CCVF, actuações ao final da tarde no centro histórico e clubbing pós-concertos.
 
A programação do centro histórico é formada por um conjunto de 4 projectos nacionais, com perspectivas de afirmação criativa no espectro musical português. Dan Riverman, Cosie Cherie e Lost Michi aceitaram o desafio para realizar um showcase de antecipação dos respectivos álbuns de estreia. Sobressai nesta colecção de artistas a mestria de escrever e cantar canções, de forma muito particular. E finalmente a completar o cartaz uma proposta mais diferenciada de Peixe. O ex-Ornatos Violeta apresenta-nos um trabalho instrumental de guitarra que será editado futuramente. Um pedaço do novo Portugal à vista.
 
As propostas internacionais para o jardim do CCVF são diversificadas e na sua maior parte... estreia absoluta em Portugal. Começamos a viagem com o consagrado projecto El Guincho (ES), que representa o que de melhor se cria em Espanha a partir de uma realidade local mas com ambição artística global. Seguimos com o aclamado projecto de LA, Rainbow Arabia (USA) que gravou recentemente o seu novo álbum para a editora germânica Kompatk, muito influenciado pelas raízes dos anos 80. No segundo fim-de-semana, promovemos a estreia do quarteto Red Orkestra (CAN) liderado pelo carismático Johnny Charmer, projecto na linha da melhor música folk feita no Canadá e fechamos o Manta com o surpreendente novo super grupo Do Amor (BR) que reúne músicos da banda que acompanha Caetano Veloso e também Los Hermanos, e do qual dizem ser os Talking Heads de Belém do Pará, criados no Rio, de férias em Brooklyn.
 
Poderemos assim projectar o Manta como um evento que valoriza a criação contemporânea inspirada na melhor tradição cultural do planeta. Um evento que se edifica a partir do CCVF e se estende em direcção à cidade de Guimarães, com o mundo todo lá dentro.
 
PROGRAMA
 
SEXTA 15 EL GUINCHO (ES)
SÁBADO 16 RAINBOW ARABIA (USA)
SEXTA 22 RED ORKESTRA (CAN)
SÁBADO 23 DO AMOR (BR)
ÀS 23H00, NO JARDIM DO CCVF
 
Concertos no Centro Histórico
Sexta 15 Dan Riverman 
Sábado 16 Peixe 
Sexta 22 Cosie Cherie 
Sábado 23 Lost Michi
Às 19h30, na Praça de Santiago
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800