/ Sinopse
/ informação adicional
/ imagens
/ video
/ voltar
Quarta, 19 Outubro | 14h30
Cinema | Grande Auditório
Une vie de chat
de Jean-Loup Felicioli e Alain Gagnol
Festa do Cinema Francês
Sinopse
Dino é um gato que se divide entre duas vidas paralelas. De dia, vive com Zoé, a filha única de Jeanne, uma comissária de polícia. De noite, sobe aos telhados de Paris na companhia de Nico, ladrão de grande habilidade. A comissária Jeanne tem duas missões: encontrar o escalador responsável por diversos roubos de jóias e vigiar uma estátua gigante que é desejada por Victor Costa, o mais famoso dos ladrões da cidade. A pequena Zoé vai ajudar a resolver a situação…
 
Os Realizadores
Os dois realizadores conheceram-se quando fizeram o serviço civil, em alternativa ao serviço militar, no final dos anos 80, nos conhecidos estúdios de animação Folimage. Jean-Loup Felicioli começou por realizar duas curtas-metragens: Sculpture/Sculptures, em 1989, e Le Wall, em 1991, ambas premiadas em diferentes festivais de animação. Alain Gagnol escreveu vários romances policiais e livros para jovens, como Pire que terrible. Foi em 1996 que começaram a filmar juntos. Referem habitualmente que o grande pontapé de saída foi o prémio que receberam no Cinanima de Espinho, em 1996, quando apresentaram a curta L’Égoïste. Posteriormente, filmaram curtas como Le Nez à fenêtre, em 2001, Le Couloir, em 2005, e Mauvais temps, no ano seguinte. Une vie de chat é a primeira longa-metragem de Felicioli e Gagnol.
 
Nota de intenções dos realizadores
“Dei várias expressões ao ladrão que não é tão mau quanto isso, à menina com saudades do papá, ao ladrão estúpido e mau. A história oferecia bonitos desafios de encenação, tendo como fundo cenários pitorescos (os telhados de Paris à noite, o topo da Notre-Dame; sem falar das fantásticas visões de Costa, o mau da história e um apaixonado por arte africana). Quanto à animação, continuámos fiéis aos nossos princípios: nunca utilizamos as model sheet, esses modelos gráficos para animadores onde as personagens são representadas em todos os ângulos. Cada plano nosso tem o seu próprio modelo.”
 
Sobre o filme
“Une vie de chat surpreende pela sua agilidade graciosa, a vivacidade felina dos seus desenhos, a harmonia saltitante da música e das cores.”
Isabelle Regnier in Le Monde
 
Com vozes de dominique blanc, jean benguigui, bruno salomone, bernadette lafont; Argumento alain gagnol; Som loïc burkhardt; Música original serge besset; Montagem hervé guichard; Produção folimage; Origem frança, bélgica; Vendas internacionais films distribution; Estreia em frança 15/12/2010; Presença em festivais Festival de Cinema de Berlim (2011), Festival de Cinema de Sarajevo (2011), Festival de Cinema de Hong Kong (2011); Duração 1h10; Maiores de 8 anos; Filme legendado em Português
2010, Animação 
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800