/ Sinopse
/ informação adicional
/ imagens
/ video
/ voltar
Quarta, 19 Outubro | 21h45
Cinema | Grande Auditório
Les Femmes du 6eme Etage
de Philippe Le Guay
Festa do Cinema Francês
O filme
Jean-Louis (Fabrice Luchini) é um corretor da bolsa rigoroso e bom pai de família. O típico burguês a chegar à meia-idade e a sentir-se encurralado na Paris dos anos 60. Até descobrir, por intermédio de Maria (Natalia Verbeke), a jovem empregada que lhe limpa a casa, as vizinhas do sexto andar. É este bando de mulheres-a-dias espanholas, exuberantes e desprendidas, que lhe vai mostrar que as maneiras e a austeridade do seu meio não são a única forma possível de viver a vida. Mas aos 45 anos poder-se-á ainda mudar de vida?
O realizador
A primeira longa-metragem de Philippe Le Guay, professor da escola de cinema La Femis, data de 1989: Les Deux Fragonard. Seguiram-se dois telefilmes até realizar L'Année Juliette (1993) e Trois Huit (1995). Le Coût De La Vie (2003) e Du Jour Au Lendemain (2006) foram duas comédias que realizou entretanto. Mas foi com Les Femmes du 6ème étage que obteve um enorme sucesso junto da crítica e do público. 
 
Nota de intenções do realizador
Tudo começou com uma recordação de infância. A certa altura os meus pais tiveram uma empregada espanhola que se chamava Lurdes e passei os primeiros anos da minha infância com ela. E a centelha acendeu-se numa viagem a Espanha, na qual encontrei uma mulher que me contou a sua vida em Paris nos anos 60. A ideia de um filme sobre esta comunidade de mulheres-a-dias espanholas acabou por se impor a mim próprio.”
 
Sobre o filme
“Le Guay troça de um certo ideal (o amor que dinamita as fronteiras de classe) com uma grande subtileza. O filme abre um espaço quase abstracto no qual Fabrice Luchini é absolutamente fabuloso.”
Vincent Malausa in Les cahiers du cinéma
 
Finamente escrito, tranquilamente conduzido, descrevendo com exactidão o meio das imigrantes espanholas e a burguesia da era gaulista, esta fábula é sobretudo excelentemente representada.”
Serge Kaganski in Les Inrockuptibles
 
Com fabrice luchini, sandrine kiberlain, natalia verbeke, carmen maura; Argumento philippe le guay, jérôme tonnerre; Fotografia jean-claude larrieu; Som laurent poirier, vincent guillon, emmanuel croset; Música original jorge arriaga; Montagem monica coleman; Produção vendome production; Origem frança; Distribuidor zon lusomundo; Estreia em portugal: a estrear; Presença em festivais Festival de Cinema de Berlim (2011); City of Lights, City of Angels – Los Angeles (2011), Festival de Cinema de Sarajevo (2011)
 
2011, Comédia, 1h46
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800