/ Sinopse
/ informação adicional
/ imagens
/ voltar
Sábado, 22 Outubro | 21h45
Cinema | Pequeno Auditório
Le Dernier Vol
de Karim Dridi
Festa do Cinema Francês
O filme
Em 1933, um aviador que tentava bater um record na ligação de Londres à Cidade do Cabo perde-se no deserto do Sahara. A sua intrépida companheira Marie (Marion Cotillard), também aviadora e aventureira, obstina-se a procurá-lo deserto adentro. Quando aterra junto de uma companhia militar francesa, a braços com uma rebelião tuaregue, desencadeia um conflito de hierarquia entre o capitão Vincent (Guillaume Marquet), que se recusa a ajudá-la, e o tenente Antoine (Guillaume Canet), que decide partir com ela. 
 
O realizador
Karim Dridi, depois de ter realizado várias curtas-metragens, estreia-se nas longas, em 1994, com Pigalle, um filme sobre strippers e ladrões de carteiras que deu nas vistas no Festival de Veneza. O filme seguinte, Bye Bye, tinha a imigração como pano de fundo e foi apresentado em Cannes. Mudando de estilo, Dridi realizou, em 1998, Hors Jeu, com várias actrizes conhecidas tomadas como reféns. No ano seguinte, voltou a surpreender com um documentário, Cuba Feliz, sobre a música da ilha caribenha. Em 2003, apresentou outro documentário, Fureur, sobre uma arte marcial. Le Dernier Vol é o primeiro filme de grande orçamento, um filme de época filmado nas areias do Sahara.
Nota de intenções do realizador
“Este filme nasceu do meu encontro com o deserto, em 2003, em Timimoun, no sul da Argélia. Ao regressar, procurei o meu livreiro e mergulhei em vários livros: ele propôs-me obras de Le Clézio, muito conhecidas, e Le Dernier vol de Lancaster, de Sylvain Estibal. Este romance inspira-se na história verídica de Bill Lancaster, cujo avião se despenhou em pleno Sahara, em 1933.”
Sobre o filme
“Entre filme de grande produção, paisagens grandiosas e drama intimista – huis clos sem paredes –, Le Dernier vol revela dois profissionalismos instintivos: Marion Coltillard e Guillaume Canet. Sem esquecer o excelente Guillaume Marquet.” 
Anthony Palou in Figaroscope
Com Marion Cotillard, Guillaume Canet, Guillaume Marquet, Saïdou Abatcha, Frédérique Epaud, Michaël Vander-meiren, Nabil Imital, Halimata Graille, Mohamed Kounda, Mohamed Ixa; Argumento karim dridi, pascal arnold; Autor da obra original SylvainEestibal; Fotografia Antoine Monod; Som Jean-Paul Mugel, Jean Gargonne, Joël Rangon; Música original Le trio joubran com a colaboração de chkrrr; Montagem Lise Beaulieu; Produção Gaumont; Origem França; Distribuidor Zon Lusomundo; Estreia em portugal a estrear; Presença em festivais Festival de Cinema do Dubai - 2009, Festival de Cinema do Cairo - 2010, Festival de Cinema de Xangai - 2010
Duração 1h34, 2009, Aventura
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800