/ Sinopse
/ formulário inscrição
/ voltar
Terça, 8 Novembro | 18h30 a Quarta, 30 Novembro | 21h30
Formação | Espaço Oficina
Oficinas para professores
Oficinas
Em Novembro, iniciamos uma aventura artística e pedagógica que desvendará caminhos até ao “Conto da Ilha Desconhecida”, de José Saramago.
Disponibilizamos a professores e educadores duas oficinas bastante distintas: uma de escrita e dramaturgia, outra de teatro de objectos. Se o ponto de partida é a obra do Nobel português, o porto de chegada poderá ser uma qualquer obra literária, bastando apenas que o leitor aperfeiçoe a sua arte…
Nos dias 8 e 10, oportunidade para desenvolver estratégias de escrita, reescrita e adaptação dramatúrgica, com Dália Dias, experiente e reconhecida professora do ensino secundário, doutorada em Literatura Portuguesa do Século XX. Partindo do mote "escrever, ferramentas para a criação de mundos", serão exploradas estratégias que permitam voos cruzados da literatura com o teatro ou com a leitura encenada.
 
No final do mês, a 28 e 30, uma oficina de teatro de objectos orientada por Brice Coupey, discípulo do grande marionetista francês Alain Recoing, que transformará recursos simples das salas de aula em recursos poéticos. Serão propostos exercícios de manipulação com objectos e marionetas - existentes ou a inventar – bem como jogos de desenvolvimento lúdico destinados a um público escolar.
 
Destinam-se a docentes e educadores de todos os níveis de ensino, mas será dada preferência de inscrição aos professores envolvidos no projecto “A Ilha Desconhecida” *.
 
 
Terça 08 e Quinta 10 Novembro | 18h30 às 21h30
Oficina de Escrita / Dramaturgia com Dália Dias
Data limite de inscrição 01 de Novembro
Nº máximo de participantes 12 
 
Segunda 28 e Quarta 30 Novembro | 18h30 às 21h30
Oficina de Teatro de Objectos com Brice Coupey
Data limite de inscrição 21 de Novembro
Nº máximo de participantes 12
 
 
Local Espaço Oficina
Duração 2 sessões de 3 horas
Inscrição gratuita sujeita ao pagamento de uma caução no valor de 10€ (a devolver na primeira sessão da oficina).
 
As inscrições para a oficina poderão ser efectuadas no Centro Cultural Vila Flor ou através do preenchimento da ficha de inscrição disponível on-line em www.ccvf.pt. Só serão consideradas válidas as inscrições após efectuado o pagamento da respectiva caução, sendo aceites por ordem de pagamento até ao limite dos lugares disponíveis.
 
O pagamento da caução poderá ser feito em numerário no Centro Cultural Vila Flor ou através de cheque enviado por correio, até à data limite de inscrição, sendo o valor reembolsado no início da oficina ou em caso de desistência até 48h antes da sua realização.
 
 
* Projecto A Ilha Desconhecida
Uma aventura de sabor poético e filosófico
 
Em Março de 2012, o Serviço Educativo estreará a peça para marionetas e um actor “A Ilha Desconhecida” , baseada no conto homónimo de José Saramago. O conto é uma das sugestões de leitura integral no 3º ciclo, mas quer a obra quer o espectáculo oferecem múltiplas possibilidades de exploração artística e pedagógica para crianças a partir dos 9 anos.
 
Lançamos um desafio para grupos escolares a partir do 2º ciclo: um percurso artístico-pedagógico que inicia com a frequência das oficinas para professores e prossegue com uma oficina de filosofia para os alunos. A partir de 26 de Fevereiro, a Cie Allinéa estará em Guimarães e será possível conversar com a equipa artística antes da vinda ao espectáculo, a 09 de Março. Poderá surgir um projecto teatral, filosófico, literário ou dramatúrgico, de criação plástica, ou de envolvimento da comunidade de pais - esperamos que surjam diferentes alternativas! Mediante a forma e dimensão que o projecto adquirir na escola, o Serviço Educativo está disponível para acompanhar a concepção e concretização, através da sua equipa e de outros colaboradores.
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800