/ Sinopse
/ voltar
Segunda, 10 Julho a Sábado, 15 Julho
Dança
Semana da Dança
Semana da Dança



SEMANA DA DANÇA
De 10 a 15 de Julho
Centro Cultural Vila Flor

O Centro Cultural Vila Flor vai acolher, de 10 a 15 de Julho, a edição deste ano da Semana da Dança. Organizada desde 1994, a Semana da Dança é um projecto pioneiro no Norte do país, por onde já passaram nomes de reconhecida qualidade artística e competência pedagógica. Este ano, a coordenação e a direcção artística estão a cargo da bailarina e coreógrafa Aldara Bizarro.

Aldara Bizarro reuniu um grupo de bailarinos de back grounds diferentes que foi encontrando, ao longo dos anos da sua actividade profissional, e com quem teve oportunidade de trocar ideias e experiências. Neste workshop, que irão dar em conjunto, pretendem explorar a Dança a partir de um conjunto de materiais propostos: memórias, espaços, imagens, objectos. A semana irá ser dedicada à prática da dança, segundo algumas técnicas utilizadas na Dança Contemporânea, e à improvisação a partir de temas propostos. Ao longo do workshop, irão procurar estruturar os momentos bons criados nas aulas e os momentos verdadeiros das suas improvisações e compô-los de modo a integrarem uma apresentação final que espelhe a semana de trabalho. No final da semana, irão criar uma apresentação em que a simplicidade, o rigor, a fragilidade, a força, e o prazer da dança estejam presentes e que nos transportem para diferentes campos da emoção.

SEMANA DA DANÇA
De 10 a 15 de Julho
Laboratórios Coreográficos

15 de Julho - 22H00
Apresentação final
Centro Cultural Vila Flor

Direcção Artística e Coordenação: Aldara Bizarro

Formadores:
Ainhoa Vidal
Peter Michael Dietz
Carla Ribeiro
Cláudia Nóvoa
Paula Castro

Currículos

Aldara Bizarro

Nasceu em 1965 em Moçambique. Estudou dança desde 1979, em Lisboa, Nova Iorque e Berlim. Como intérprete, trabalhou com Rui Horta, Paulo Ribeiro, Francisco Camacho, Joana Providência, Paula Massano e Madalena Vitorino.
Com "Me Myself and Influências", a sua primeira criação coreográfica, foi premiada no IV Workshop Coreográfico de Lisboa (1990) e, desde então, tem dirigido e interpretado diversos trabalhos. Na área do teatro, colaborou com Mário Jacques, Maria Emília Correia, João Lourenço, Solveig Nordlund, José Wallenstein, Pedro Wilson e Paulo Filipe Monteiro.
Tem igualmente desenvolvido projectos na área do ensino da dança nas seguintes instituições: Escola de Rui Horta, na Escola Pró-Dança, na Escola de Arte e Ofícios do Espectáculo, no Chapitô, no C.E.M. e no Forum Dança. A actividade de ensino permitiu-lhe adquirir uma vasta experiência pedagógica que se tem reflectido no seu trabalho.
Em 1998, em associação com Rui Nunes, fundou a Jangada de Pedra, estrutura subsidiada pelo Ministério da Cultura. Juntos conceberam o Festival W.A.Y. que teve, em 2006, a sua terceira edição. Desde 1998, Aldara Bizarro desenvolve uma intensa actividade na criação de espectáculos para crianças com apresentação nas melhores salas do país (Centro de Pedagogia e Animação do Centro Cultural de Belém e outros Serviços Educativos ligados Teatros, Museus e Centros Culturais) e na organização de oficinas para o público jovem.

Ainhoa Vidal

O seu trabalho vem-se desenvolvendo desde tenra idade, passando da ginástica de competição para a dança mais técnica. Ainhoa Vidal tem trabalhado com diversos coreógrafos e criadores e, actualmente, desenvolve um trabalho de criação com a estilista Maria dos Milagres e o sonoplasta e videasta ?lex. Trabalha com o C.E.M desde há alguns anos. Actualmente,  juntamente com Sofia Neuphart, orienta o curso "O Corpo-Anatomia Experiencial" desenvolvendo paralelamente um trabalho de corpo com bebés e pessoas com várias diferenças, essencial para a sua investigação sobre o universo que é o corpo.

Peter Michael Dietz

Peter Michael Dietz, dinamarquês e residente no Recife há 5 anos, é bailarino, coreógrafo e professor. Estudou na European Dance Development Center onde finalizou o curso de bacharel em dança. Tem apresentado os seus trabalhos por toda a Europa (Lisboa, Paris, Londres, Barcelona, Arnheim, Dusseldorf) entre outros locais. Foi director artístico e é orientador do CEM - Centro em Movimento. Deu cursos e workshops nas mais diversas instituições: CEM, Forum Dança, Chapitô, EDDC, Escola Superior de Dança e Escola Superior de Teatro e Cinema, entre outras.

Carla Ribeiro

Carla Ribeiro é formada pela Escola Superior de Dança, no ramo de espectáculo. Trabalhou como intérprete com a Olga Roriz Companhia de Dança, O Útero, A Torneira, Pigeons International, Susana Vidal, Nuno Carinhas, Paula Massano, Fernanda Lapa, João Lourenço e Teatro O Bando.

Cláudia Nóvoa

Iniciou a sua formação em dança, aos seis anos, com Pirmin Trecu. Em 1985 fez da dança a sua profissão, integrando o Ballet Gulbenkian, onde permaneceu até à sua extinção em 2005. Nos últimos anos coreografou vários espectáculos, sendo o mais recente "Berna, nº49 Kramgasse". Tem desenvolvido um trabalho pedagógico em escolas públicas relacionado com a apresentação dos seus espectáculos, bem como leccionado e coreografado em diferentes escolas e cursos de dança. Neste momento está envolvida no projecto " Dançar a Matemática" para alunos do 7º ano.

Paula Castro

Paula Castro fez a sua formação no Conservatório Nacional de Dança. Foi bolseira do Théàtre Contemporain de la Danse e integrou o curso de Monitores de Dança para a Comunidade. De 2000 a 2002, foi bolseira do Movement Research e da Trisha Brown Dance Company, em Nova Iorque. Trabalhou como intérprete com vários coreógrafos portugueses: Rui Nunes, Joana Providência, Aldara Bizarro, Madalena Vitorino, Paula Massano, João Galante e Teresa Prima, Vera Mantero, Francisco Camacho e Filipa Francisco. Coreografou as peças de Dança: "Sem Título", "Ever Wanting", "Vertigem", "Nevoeiro" (co-autoria de Sandra Faleiro) e "Pequenas grandes Histórias".

Modalidades de Inscrição:       
Inscrição Simples, Workshop: 75,00?
Workshop e almoço: 100,00?
Workshop, almoço e jantar: 125,00?     
Workshop, alojamento, almoço e jantar: 250,00? (quartos múltiplos) 

Idade mínima: 12 anos

As inscrições para a Semana da Dança serão aceites por ordem de chegada até ao dia 30 de Junho.
As inscrições poderão ser enviadas por e-mail: geral@aoficina.pt, por fax: 253 424 710, ou por correio para a morada:
Centro Cultural Vila Flor
Av. D. Afonso Henriques, 701
Urgezes
4810-431 Guimarães

O pagamento poderá ser efectuado na morada atrás mencionada ou através de cheque enviado por correio, sempre até à data limite das inscrições.
A inscrição só é considerada válida após efectuado o pagamento.
Em caso de desistência, não será devolvida a importância paga no acto de inscrição.

Informações 
Telf: 253 424 700
Fax: 253 424 710
E-mail: geral@aoficina.pt

Ficha de inscrição 

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800