/ Sinopse
/ informação adicional
/ formulário inscrição
/ imagens
/ voltar
Quinta, 8 Março | 19h00 a Sexta, 9 Março | 22h00
Formação | Outros Locais
Dramaturgia Visual - Espaço Cénico e Figurinos
Oficina de Cenografia e Figurinos | Adultos
O artista visual André Guedes propõe uma oficina onde serão abordados vários aspetos relacionados com a criação dramatúrgica visual para a cena (teatro, dança, performance, etc.), e em particular, o valor da presença nesta de elementos como o desenho espacial e de figurinos/guarda-roupa.
O objetivo da oficina será o de familiarizar os participantes com duas áreas de pensamento e criação nucleares da obra cénica - tenha ela uma configuração tradicional ou experimental, em si mesma e na relação entre o espaço de cena e a plateia: o caráter físico e visual, que se constrói em matéria e significado a partir do espaço cénico (cenografia) e dos figurinos/guarda-roupa.
 
A oficina irá aliar uma vertente teórica à prática, desenvolvida ao longo de três sessões, nas quais serão enquadrados conceitos através da apresentação de obras de diversos autores, e também através de projetos concebidos pelo próprio artista para espetáculos de teatro e de dança. No último dia será introduzido um breve exercício de conceção espacial e/ou de figurinos, que servirá para pôr em prática questões introduzidas nas sessões anteriores, de modo a abordar o processo de conceção e feitura.
 
André Guedes licenciou-se em Arquitetura na FA/Universidade Técnica de Lisboa e frequentou o Mestrado de Antropologia do Espaço na Universidade Nova de Lisboa. Participou em diversos programas de residências artísticas em vários países e, em 2007, recebeu o Prémio de Artes Plásticas União Latina. Concebeu o espaço cénico e os figurinos de espetáculos de coreógrafos como Vera Mantero, Martine Pisani e Miguel Pereira e foi coautor a nível dramatúrgico dos espetáculos “Aqui Também Acabou” (2008), com a companhia de teatro Cão Solteiro, e “como rebolar alegremente sobre um vazio Exterior” (2010), com Miguel Loureiro. Em 2011 apresentou a performance ‘Pleasure Gardens’ na Gasworks (Londres) e na Kunsthalle Lissabon (Lisboa). Como artista visual tem participado em inúmeras exposições individuais e coletivas em algumas das mais prestigiadas instituições e eventos de Portugal e da Europa.
 
Em colaboração com o laboratório de Curadoria
 
Local Espaço ASA
Preço 5€
Duração 12horas (2 sessões de 3horas e 1 sessão de 6 horas)
Lotação 15 participantes
Data limite de inscrição 01 de março
 
 
As inscrições podem ser efetuadas no CCVF ou neste site www.ccvf.pt e só serão consideradas válidas após realizado o pagamento.
O pagamento poderá ser efetuado no Centro Cultural Vila Flor, em numerário, cheque ou multibanco. Opcionalmente poderá fazer o pagamento através de referência multibanco. Em caso de desistência, o valor apenas será reembolsado se a mesma ocorrer até 48h antes do início da atividade.

Para mais informações contactar o Serviço Educativo serviço.educativo@guimaraes2012.pt.
Legenda das imagens
Vista da performance Pleasure Gardens (2011) na Kunsthalle Lissabon. 
Fotografia Bruno Lopes
 
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800