/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
Segunda, 2 Abril a Sábado, 30 Junho | 23h59
Outras atividades
Visitas Orientadas
Visitas | Maiores de 4 anos
Nas visitas orientadas, cada grupo é recebido com um percurso desenhado à medida da sua curiosidade, adaptado à faixa etária, à linguagem e aos propósitos que traz consigo.
Mais do que contextualizar as obras expostas, desenvolvem-se ações de natureza diversa, numa perspetiva de construção comum, envolvendo a participação ativa do público, dos visitantes-participantes.
 
Local Vários, Público-alvo M/ 4 anos, Preço Público geral 2 eur / pessoagrupos escolares 10 eur / grupo, Lotação 1 turma / 25 pessoas
 
Atividade sujeita a marcação prévia com uma semana de antecedência através do email servico.educativo@guimaraes2012.pt

Até 19 Maio • Seg a Sáb • Palácio Vila Flor
Missão Fotográfica: Paisagem Transgénica
Esta é uma proposta de reflexão sobre o território do concelho de Guimarães a partir de uma abordagem que envolve quatro fotógrafos estrangeiros, pressupondo que ainda existe no distanciamento geográfico razões culturais e sensibilidades específicas capazes de produzir outras leituras e contradizer o sentido homogeneizador da globalização. Exposição comissariada por Pedro Bandeira e Paulo Catrica.
 
Até 20 Maio • Qua a Seg • Fábrica Asa
O Ser Urbano: Nos Caminhos de Nuno Portas
“O Ser Urbano” apresenta uma abordagem às diversas escalas e formas de pensar e fazer a cidade, tendo como fio condutor a vida e a obra do arquiteto e urbanista Nuno Portas, incluindo ainda depoimentos filmados de personalidades portuguesas e estrangeiras, de vários campos disciplinares. A exposição é comissariada por Nuno Grande. 
 
Collecting collections and concepts
“Collecting collections and concepts”, com comissariado de Paulo Mendes, questiona os modos de exposição tradicionais e a articulação concetual subjacente ao ato de colecionar, acumular e arquivar objetos e obras de arte, contemplando a utilização de obras que integram diversas coleções institucionais portuguesas.
 
A Partir 02 Junho • Seg a Sáb • Palácio Vila Flor
Flatland Redux
Flatland Redux, exposição comissariada por Delfim Sardo, reúne quatro artistas que trabalham num momento pós-culpa pictórica, inscrevendo outras tantas possibilidades de reinscrição da viabilidade das imagens da pintura. A exposição inclui obras de João Queiroz, Julie Mehretu, Michael Biberstein e Michael Borremans, artistas que têm desenvolvido projetos em pintura em direções muito diversas, reativando a memória e a história da pintura em sentidos particularmente atuantes.
 
A Partir 16 Junho • Qua a Seg • Fábrica Asa
Emergências2012 – Novos Media
A escolha de peças e artistas para a exposição Emergências2012 - Novos Media centrou-se numa dicotomia de meios: reais e virtuais, no âmbito dos quais a comissária, Marta de Menezes, procurou reunir uma vasta diversidade de exemplos que possibilitem ao público contactar com o caráter mais explorativo da criação artística de hoje, desde os meios biológicos (vivos), físicos (fenómenos e materiais) e químicos (substâncias e transformações), até aos virtuais, como as redes sociais e todo o mundo digital.
 
Christian Boltanski
A obra de Christian Boltanski lida com o reposicionamento da identidade e a reavaliação do percurso de vida individual perante momentos históricos de grande impacto civilizacional. Ao recolocar a sua história de vida, ao apresentar múltiplas possibilidades para esta e para anónimas histórias, o artista confronta-nos com valores de cultura e humanidade que derivam dessa recolocação. A exposição que o artista apresenta no âmbito de Guimarães 2012 é comissariada por João Fernandes.

Atividade integrada no âmbito Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura.

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800