/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
Terça, 2 Outubro a Domingo, 16 Dezembro | 23h59
Outras atividades
Visitas Orientadas a Exposições
Maiores de 4 anos
Nas visitas orientadas, cada grupo é recebido com um percurso desenhado à medida da sua curiosidade, adaptado à faixa etária, à linguagem e aos propósitos que traz consigo.

Mais do que contextualizar as obras expostas, estes encontros procuram proporcionar experiências que aproximem o público das formas artísticas, na perspetiva de suscitar múltiplas interpretações e diálogos. Desenvolvem-se ações de natureza diversa, numa perspetiva de construção comum, envolvendo a participação ativa do público, dos visitantes-participantes.

20 de outubro a 10 de novembro | Seg a Sáb (tarde) | CAAA
Made-In

Made-In é um concurso internacional para criação de cinco peças a instalar em permanência na cidade de Guimarães: quatro intervenções em lavadouros públicos já existentes e uma última, num novo lavadouro público a criar. Entre outubro e novembro estarão expostos no CAAA os projetos selecionados pelo júri, agora objeto de uma votação final, inclusive por parte do público.

21 outubro a 09 dezembro | Vários locais
Michelangelo Pistoletto: Love Difference

Pela primeira vez, no âmbito do programa de Arte e Arquitetura de Guimarães 2012, a exposição Love Difference apresenta todas as sete mesas desta série, sete mares do mundo que, como o Mediterrâneo, estão cercados pela terra que banha a sua margem. Ou grandes lagoas cercadas por terras que deram origem a diferentes culturas, tradições, economias, políticas, antigas e modernas. A mesa, cada uma na forma de um mar aglutinando culturas diversas, torna-se mediador entre terras, línguas, visões políticas e religiões. Cada uma reflete as suas diferenças e autonomia com a diversidade matérica que os preenche.
Cada um destes mares - Mediterrâneo, Vermelho, Negro, Báltico, Mar das Caraíbas, Mar do Sul da China, do Japão ou do Leste - que há milénios são símbolos de relacionamentos, propõe um lugar onde o público se pode sentar. Esta instalação está concebida como um espaço relacional de proximidade e liberdade que pode ser utilizado pelos visitantes e colaboradores locais para encontros e atividades, como laboratório cultural.

Até 09 de dezembro | Seg a Dom | Palácio Vila Flor
Archigram – Experimental Architecture 1961-1974

Como um dos coletivos mais marcantes da história da arquitetura contemporânea, questionando e desconcertando a cidade, a relação entre arquitetura e tecnologia e entre tecnologia e corpo, os Archigram atuam como um veículo ideal para a discussão sobre as novas realidades urbanas e sobre a arquitetura na sua dimensão mais experimental, permitindo alterar perceções e metodologias e comportando uma ideia de futuro. 

Até 09 de dezembro | Ter a Dom | Fábrica Asa
Edifícios e Vestígios

Edifícios e Vestígios é um projeto experimental que articula diversas áreas do conhecimento, ensaiando uma reflexão multidisciplinar sobre o espaço e o edificado pós-industrial. A dimensão cultural dos espaços será investigada na interseção de áreas tradicionalmente de conhecimento do espaço (Arquitetura e Geografia) com áreas de criação artística (Artes Visuais, Literatura ou Fotografia), e ainda áreas de interpretação cultural (Antropologia, Etnografia e História).

Até 16 de dezembro | Ter a Dom | Vários locais e Fábrica Asa 
Reakt – Olhares e Processos

O projeto Reakt – Olhares e Processos parte de convites dirigidos a vários artistas para focarem processos de trabalho sobre áreas específicas do concelho. O projeto debate modos de produção contemporâneos, reagindo tanto à paisagem cultural como às dinâmicas que nela se inscrevem, e discutindo o impacto crítico da produção artística na formação de um sentido para a arte no momento atual, seja na dimensão local ou global. 

Público-alvo Maiores de 4 anos 
Preço 10 eur / grupo 
Lotação 1 turma / 25 pessoas

Atividade sujeita a marcação prévia com, pelo menos, uma semana de antecedência através do email servico.educativo@guimaraes2012.pt.

 

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800