/ Sinopse
/ voltar
Segunda, 22 Outubro a Domingo, 16 Dezembro | 21h30
Outras atividades | Outros Locais
Museu da Crise
Programa especial
O Museu da Crise é um projeto artístico independente iniciado por Daniela Paes Leão (PT) e Merel Willemsen (NL). Em Guimarães, o Museu da Crise é acolhido na programação do Serviço Educativo de Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, no âmbito do projeto Love Difference, de Michelangelo Pistoletto (área de Arte e Arquitetura de Guimarães 2012), cujo programa estabelece um diálogo propositivo, ampliando conceitos e metodologias.

O primeiro objetivo deste projeto é, através de investigações artísticas, circunscrever a crise, contendo-a dentro do edifício do Museu para a tornar um conceito do passado. Neste momento, o Museu da Crise ainda não tem uma localização física, sendo um lugar concetual ainda presente em todo lado assim como a crise.

Os temas centrais do Museu da Crise serão o engenho, a flexibilidade e a criatividade, tão caraterísticos dos Portugueses, mas desta vez relacionados especificamente com a resistência a esta crise em que vivemos. Paralelamente, o projeto tem como objetivos questionar e analisar como é que vários países combatem os seus problemas económicos; iniciar projetos que tornem indivíduos parcialmente independentes do atual sistema financeiro; e convidar artistas, arquitetos e pensadores para desenvolver projetos baseados em economias alternativas.

 
Em Guimarães, o Museu da Crise concretiza-se através de três ações:
1. Sobre as 7 mesas/ 7 mares que constituem o projeto Love Difference e que estão localizadas em 7 instituições emblemáticas da cidade de Guimarães (a sede da ACIG, a Biblioteca Municipal Raul Brandão, a ESAP, o Instituto de Design, a Sociedade Martins Sarmento, o Tribunal da Comarca e a Universidade do Minho), está disponível um questionário, dirigido à população portuguesa ou com rendimentos em Portugal. O questionário poderá também ser preenchido online em www.museudacrise.org.
2. As respostas a este questionário irão integrar um workshop onde se pretende compilar e sistematizar os exemplos de economias alternativas já existentes na vida diária dos portugueses. O workshop será realizado em cada uma das instituições que acolhe o projeto Love Difference com sete grupos distintos da população, que se ocuparão da análise dos dados, partilharão das suas visões sobre a crise e colaborarão com a dupla de artistas na criação dos posters que sistematizarão a informação para apresentar ao público. Estes posters serão posteriormente espalhados pela cidade e seus arredores, divulgando as soluções encontradas à população.
3. Por fim, a 6 de dezembro, pelas 21h30, haverá uma mesa redonda com os artistas, os participantes dos workshops e alguns convidados, para debater as respostas obtidas nesta pesquisa bem como a crise de forma mais ampla.
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800