/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
Quinta, 16 Maio | 15h00 a Sábado, 18 Maio | 17h00
Espetáculos | Outros Locais
A Beleza, Pequena Conferência
Teatro-Conferência | Maiores de 10 anos
A beleza absoluta manifesta-se em muitas coisas belas e em muitas pessoas belas, ainda que não possamos dizer nunca que esta coisa, esta pintura, esta música ou esta pessoa é a própria beleza. (…) nós sabemos o que é a beleza. Gostaria de tentar mostrar-vos que vocês sabem, que todos nós sabemos. (Jean Luc-Nancy, in A Beleza)
Nesta pequena conferência teatral, dois atores dão voz às palavras proferidas por Jean-Luc Nancy a uma audiência de famílias no Teatro de Montreuil. Com uma linguagem simples e clara, a conversa com os interlocutores, ativos e perguntadores, aborda o conceito de beleza, e os equívocos gerados por vocábulos que se aproximam: bonito, prazenteiro, simpático, etc... Os aspetos mais pertinentes desta conferência, destinada a crianças, são a manifesta insistência de que ainda hoje se pode falar de beleza no meio de um contexto mediático de excesso de opinião e de valorização de obras por autoridades subjetivas; a insistência do filósofo de que há sempre uma equivalência entre beleza e verdade e, finalmente, a de que a beleza se pode manifestar de modos inquietantes.

Nas sessões dos dias 16 e 17, imediatamente após o espetáculo, realiza-se uma oficina de filosofia para que as crianças e jovens usufruam de um tempo e lugar onde possam partilhar o que entendem ser a beleza.

Local PAC / Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Horário Dia 16, às 15h00 | Dia 17, às 10h00 | Dia 18, às 12h00 e às 17h00
Duração c. 45min.
Lotação limitada
Preço 2 eur/pessoa, exceto no dia 18, na sessão das 12h00, que terá entrada gratuita (no âmbito do Dia Internacional dos Museus)*
 
* Os bilhetes para a sessão das 12h00, do dia 18 de maio, poderão ser levantados no próprio dia, a partir das 10h00, na bilheteira da Plataforma das Artes e da Criatividade.
Um trabalho de Maria Duarte, Gonçalo Ferreira de Almeida e João Rodrigues
Agradecimentos Jean Luc-Nancy, Tomás Maia, Elisabete Gama, Anabela Valente
Coprodução Centro Cultural Vila Flor, Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura, Maria Matos - Teatro Municipal

Espetáculo apresentado no âmbito da Rede 5 Sentidos

Cofinanciado por ON.2 - Programa Operacional da Região do Norte, Mais Centro - Programa Operacional Regional do Centro, QREN, União Europeia - Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800