/ Sinopse
/ imagens
/ voltar
Sexta, 21 Junho a Segunda, 24 Junho
Outras atividades
Festa dos Dias Cheios
Encerramento do Programa do Serviço Educativo de Guimarães 2012
Concluímos em festa o programa desenhado para o Serviço Educativo de Guimarães 2012 CEC. Com o desejo de ter cumprido a nossa missão, convidamos todos: crianças, pais e avós, artistas, professores e instituições a juntarem-se a esta celebração feita da mesma matéria de sempre: encontros com artes e artistas, através de exposições, oficinas artísticas, espetáculos e projetos para alimentar a imaginação e o desejo de crescer inteiro.
ESPETÁCULOS
 
21 E 22 JUNHO | 6 AOS 10 ANOS
PAC – PLATAFORMA DAS ARTES E DA CRIATIVIDADE (CAFETARIA)
DIA 21, ÀS 10H00 E ÀS 15H00 | DIA 22, ÀS 11H00
CATABRISA
Joana Providência, Gémeo Luís & Eugénio Roda

Talvez esta seja uma história sobre o vento, pois é com o vento que vão e vêm as sementes, é com o vento que vão e vêm as ideias e a vontade de mudar o mundo. Catabrisa é um espetáculo que se desenha sobre um jogo coreográfico entre o texto, a ilustração, a luz e a sombra. Uma das melhores criações para a infância de 2012, que agora repomos.
 
TEATRO DURAÇÃO 60min. LOTAÇÃO limitada PREÇO 2 eur/pessoa

22, 23 JUNHO | M/6 ANOS
JARDINS DO CCVF (DIAS 22 E 23)
ÀS 17H00
HISTÓRIAS EM VIAGEM
Radar 360º
 
HISTÓRIAS EM VIAGEM é um projeto protagonizado por maiores de 55 anos, que assume a hipótese do crescimento e do riso como uma possibilidade até ao fim da juventude. A partir da linguagem do palhaço e do teatro físico, sondamos o espaço dentro de cada um, deixando emergir memórias e plasticidades. Mergulhamos juntos numa fantasia cómica, onde as memórias que nos fazem rir são transformadas em ação e concluímos que o riso subentende uma cumplicidade com os outros que, reais ou imaginários, também riem!
 
TEATRO DE RUA DURAÇÃO 60min. ENTRADA LIVRE

22 E 23 JUNHO | M/6 ANOS
PAC – PLATAFORMA DAS ARTES E DA CRIATIVIDADE (BLACK BOX)
ÀS 19H30 (DIA 22) | ÀS 12H00 (DIA 23)
SOPA NUVEM
antóniopedro e Caroline Bergeron
 
SOPA NUVEM: um thriller gastronómico para degustar em família! Velhos e novos filmes super 8, fotografias, uma bateria, uma guitarra elétrica, um fogão, um frigorífico e vários objetos-sonoros ajudam-nos a mergulhar na memória e na vida de um homem normal e a evocar, com simplicidade, a morte, a passagem de testemunho, a memória, a família, e o amor que tudo atravessa. 
 
TEATRO DURAÇÃO 60min. LOTAÇÃO limitada PREÇO 2 eur/pessoa 

 
OFICINAS

22 A 24 JUNHO | 3 MESES A 3 ANOS
CCVF – CENTRO CULTURAL VILA FLOR (SALA DE ENSAIOS)
ÀS 10H30 E ÀS 15H30
CABANNES
Theater de Spiegel
 
CABANNES é uma exposição itinerante composta por oito abrigos que se instalam como espaços físicos e imaginários fecundos na construção de relações íntimas, de cumplicidade, convívio e sensibilidade. São oito abrigos criativos em que crianças, pais, avós e artistas convivem proximamente e podem descansar, sonhar, descobrir, construir…interagindo com os músicos que vão percorrendo o espaço da exposição.
 
EXPOSIÇÃO/ LABORATÓRIO ARTÍSTICO DURAÇÃO 90min LOTAÇÃO 30 pessoas PREÇO 2eur/pessoa
 
22 E 23 JUNHO | 6 AOS 10 ANOS 
PALÁCIO VILA FLOR
ÀS 15H00
ARTOMOS E GAMBOZINOS
Rita Faustino, Francisco Babo e Matilde Seabra
 
"Os artomos são como os átomos mas da arte. Ainda não consegui chegar à conclusão que os artomos existem." Este é o problema que Pedro Portugal quer resolver no seu trabalho. E nós vamos ajudá-lo e vamos à procura de artomos e gambozinos! Uma verdadeira oficina de pesquisa artística?!…
 
OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS DURAÇÃO c. 90min. LOTAÇÃO 20 pessoas PREÇO 2 eur/pessoa
 
22 E 23 JUNHO | 3 AOS 5 ANOS
CIAJG – CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSÉ DE GUIMARÃES (SALA 13)
ÀS 10H30
MAGIAS DE TRAZER POR CASA
Rita Faustino e Francisco Babo
 
Nesta viagem entre magias e rituais, muitas são as personagens mágicas que nos transportam para lugares longínquos. Histórias e feitiços por descobrir e muitos outros por inventar. Terminaremos esta viagem com a construção de um amuleto?… da sorte?
 
OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS DURAÇÃO 60min. LOTAÇÃO 20 pessoas PREÇO 2 eur/pessoa
 
23 JUNHO | 6 AOS 10 ANOS
CIAJG – CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSÉ DE GUIMARÃES
ÀS 16H00 
VOLTA AO MUNDO PARA ALÉM DA HISTÓRIA 
Vera Santos
 
Vamos viajar juntos pelas húmidas florestas tropicais africanas, enterrar as mãos na terra da costa sul-americana e seguindo para este chegar ao oriente, a Europa tinha ficado para trás mas aparece à nossa frente. Vamos parar para escrever um postal. E regressar a Guimarães.
 
OFICINA DE ARTES DURAÇÃO 90min LOTAÇÃO 20 pessoas PREÇO 2eur/pessoa

22 E 23 JUNHO | M/ 3 ANOS
PAC – PLATAFORMA DAS ARTES E DA CRIATIVIDADE (PRAÇA)
15H00 ÀS 18H00 
OFICINA PARAÍSO – POESIA TEMPORÁRIA
Marta Rego
 
Na Oficina Paraíso, cola e cria! Reaproveitando jornais rasgamos, cortamos, brincamos com letras e palavras e inventamos frases e versos. Rimos do que descobrimos com o acaso de um recorte, de uma colagem, no meio de uma conversa em família. Observamos, escolhemos uma laje do canteiro, agora a nossa ilha, e nela colamos ideias, imagens para oferecer um poema à praça.
 
OFICINA DE POESIA VISUAL Entrada gratuita

 
EXPOSIÇÕES E VISITAS ORIENTADAS
 
22 E 23 JUNHO | M/6 ANOS
PALÁCIO VILA FLOR
ÀS 11H30 E ÀS 16H00
A ARTE QUE É
Pedro Portugal
 
A exposição A ARTE QUE É parte da investigação desenvolvida por Pedro Portugal na sua tese de doutoramento. Nesta pesquisa, Pedro Portugal procurou delimitar a especificidade do trabalho de um artista “a pensar sobre arte”, ou seja, as diferenças entre o pensamento artístico e o pensamento filosófico ou científico, a partir da sua própria experiência como criador.
 
VISITA ORIENTADA DURAÇÃO 60min LOTAÇÃO 25 pessoas PREÇO 2eur/pessoa
 
22 E 23 JUNHO | M/4 ANOS
CIAJG – CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSÉ DE GUIMARÃES
DIA 22, ÀS 12H00 E ÀS 17H00 | DIA 23, ÀS 15H00 E ÀS 17H00  
PARA ALÉM DA HISTÓRIA
 
PARA ALÉM DA HISTÓRIA, exposição inaugural do CIAJG, desenha um novo mapa de relações entre nós e as formas produzidas, perto ou longe, por artistas, artesãos e outros construtores de significados. Nesta visita, para todas as idades, propomos uma viagem entre obras da coleção de José de Guimarães, outros artistas contemporâneos e objetos do património popular, religioso e arqueológico de Guimarães.
 
VISITA ORIENTADA DURAÇÃO c. 60min LOTAÇÃO 20 pessoas PREÇO 4eur/3eur C/D | entrada gratuita crianças até 12 anos
 
23 JUNHO | ADULTOS
PAC - PLATAFORMA DAS ARTES E DA CRIATIVIDADE 
ÀS 11H00
PEDRA SOBRE PEDRA… CONSTRUIR A CIDADE
Matilde Seabra e Raul Pereira
 
Nesta visita, do ponto de vista da arquitetura, percorre-se o crescimento da cidade de Guimarães desde o projeto do Mercado Municipal do Arq. Marques da Silva, ao surgimento da Plataforma das Artes e da Criatividade (atelier Pitágoras), ao projeto expositivo para a exposição PARA ALÉM DA HISTÓRIA (atelier Ainda Arquitectura - Luís Tavares Pereira).
 
VISITA ORIENTADA DURAÇÃO c.60 min Percurso LOTAÇÃO 20 pessoas ENTRADA GRATUITA

ATÉ 30 JUNHO | TODAS AS IDADES
PAC - PLATAFORMA DAS ARTES E DA CRIATIVIDADE (ESPAÇO DA LIVRARIA)
DAS 11H00 ÀS 18H00
EXPOSIÇÃO ARQUIVOS
 
O projeto ARQUIVOS desenvolveu-se entre 2012 e 2013 com cerca de 200 crianças e jovens. Compreender e participar ativamente na construção da memória individual e coletiva esteve na base do trabalho de pesquisa e criação orientado por Amélia Polónia e Vera Santos, João Girão, João Martins, Manuela Ferreira e Rafaela Salvador. Este é o momento em que nos é dado a conhecer este novo ARQUIVO, esta nova MEMÓRIA, na forma de uma exposição coletiva.
 
EXPOSIÇÃO ENTRADA GRATUITA

 
PROJETOS ESPECIAIS
 
22 JUNHO | M/6 ANOS
PAC - PLATAFORMA DAS ARTES E DA CRIATIVIDADE (SALA DE CONFERÊNCIAS)
ÀS 15H00
FILMAR HOJE O TRABALHO DE ONTEM
 
Filmar Hoje o Trabalho de Ontem foi um dos Laboratórios de Criação e Formação para Jovens, este na área do cinema. Partindo de um tema gritante da atualidade – o trabalho –, foi proposto aos participantes confrontar interrogações mais gerais em torno do lugar do trabalho na nossa sociedade com gestos e testemunhos de pessoas próximas. E são os documentários resultantes do trabalho de ontem destes jovens que são hoje apresentados a público.
 
APRESENTAÇÃO DE FILMES DURAÇÃO c. 90min ENTRADA GRATUITA até ao limite dos lugares disponíveis
 
22 JUNHO | M/4 ANOS
CIAJG – CENTRO INTERNACIONAL DAS ARTES JOSÉ DE GUIMARÃES
ÀS 16H00
CONTOS CONTADOS AO CANTO 
Vera Santos
 
No recanto de uma sala propomos a apresentação de contos de países presentes na exposição PARA ALÉM DA HISTÓRIA. Num desdobramento do imaginário que a própria exposição propõe e na exploração de diferentes linguagens, estas sessões são lúdicas e táteis, abrindo pequenas janelas para mundos bem diferentes dos nossos.
 
CONTOS DURAÇÃO 45min LOTAÇÃO 20 pessoas ENTRADA GRATUITA
 
22 JUNHO | ADULTOS
PAC - PLATAFORMA DAS ARTES E DA CRIATIVIDADE (CAFETARIA)
ÀS 18H30
UM MAPA PARA CINCO (OU MAIS) CAMINHANTES
OBSERVATÓRIO DO SERVIÇO EDUCATIVO GUIMARÃES 2012 CEC
 
Para acompanhar o programa singular criado para o Serviço Educativo de Guimarães 2012 CEC foi criado um observatório informal que se dedicou a analisar, debater e documentar alguns dos conceitos que no programa são mais relevantes para a atividade de educação e mediação artística.
Deste Observatório resulta uma publicação, agora apresentada a público, com textos de Francesca Rayner, João Girão, João Sarmento, Michelle Domingos e Sílvia Magalhães. A apresentação estará a cargo do prof. Dr. Manuel Sarmento, diretor do Departamento de Ciências Sociais da Educação do Instituto de Educação da U.M..

APRESENTAÇÃO DE LIVRO
 
A PARTIR DE 08 JUNHO | M/12 ANOS
PERCURSO PELA CIDADE C/ SAÍDA NA PAC - PLATAFORMA DAS ARTES E DA CRIATIVIDADE
DISPONÍVEL ENTRE AS 10H00 E AS 17H30
ATABICAR O CAMINHO
Audiowalk em Guimarães
João Martins

Com partida na Plataforma das Artes e da Criatividade, ATABICAR O CAMINHO é uma intervenção sonora sobre um percurso de exploração da envolvente urbana do Rio de Couros, cruzando e unindo alguns dos seus espaços singulares. Um passeio de natureza imersiva, sobre um percurso invulgar, que cruza diferentes visões e relações, na construção de um objeto artístico que se assume como "uma companhia sonora para caminhantes solitários".

19 A 23 JUNHO | 11H00 ÀS 19H00 | ATELIER ABERTO
21 JUNHO | ÀS 21H30 | APRESENTAÇÃO DO FILME
PAC - PLATAFORMA DAS ARTES E DA CRIATIVIDADE (ATELIER 5)
MUSEU DA CRISE
Daniela Paes Leão e Merel Willemsen
 
O MUSEU DA CRISE é um projeto artístico independente cujo primeiro objetivo é, através da investigação artística e com a participação da população, circunscrever a crise, contendo-a no edifício do Museu para a tornar um conceito do passado. Em 2012, o MUSEU DA CRISE iniciou a sua atividade em Guimarães, a par do projeto Love Difference, de Michelangelo Pistoletto. Regressa agora para uma nova fase, que antecede a sua participação na Trienal de Arquitetura de Lisboa: a estruturação dos departamentos do museu. Todos estão convidados a passar no ateliê aberto e a assistir à apresentação do filme realizado em Guimarães, Porto e Lisboa, que inclui uma entrevista com o Arq.º Álvaro Siza.
 
APRESENTAÇÃO DO FILME DURAÇÃO c. 30min ENTRADA GRATUITA

 
ATIVIDADES SATÉLITE
 
19 A 22 JUNHO | 10H00-13H00 E 15H00-18H00 | M/6 ANOS
ATELIÊ DAS ARTES DO TERRITÓRIO
 
O ATELIÊ DAS ARTES DO TERRITÓRIO pretende ser um espaço onde se conserve viva a riqueza das técnicas das artes tradicionais, sabendo aproveitar a sua potencialidade na criação contemporânea. Este novo local procura, ainda, constituir-se como um núcleo para acolher e registar as memórias da cultura do trabalho que moldou o nosso território tal como hoje o conhecemos.

21 A 24 JUNHO | PRAÇA DA PAC (JUNTO À LIVRARIA)
DIAS CHEIOS DE IDEIAS
 
Os Dias Cheios é uma festa de fim e de começo. Após o ciclo Guimarães 2012, a cidade continua a sua vida cultural com a colaboração de todos: criadores e públicos. No ponto de recolha deixa as tuas ideias: uma ideia para a programação do Serviço Educativo da próxima temporada e uma ideia para Guimarães, esta cidade de cultura!
 
21 JUNHO
PARTIDA ÀS 18H30 | JUNTO AO TELEFÉRICO
A AVE, O SOLSTÍCIO E A BICICLETA 
 
A AVE “leva” quem queira aparecer até à montanha da Penha para admirar o por do sol no dia mais longo do ano, desde o ponto mais alto do concelho. O local de encontro é no teleférico.
 
NOTA: O bilhete para o teleférico é da responsabilidade de cada ciclista.

22 E 23 JUNHO | 11H00 ÀS 19H00 
OPEN DAY LABORATÓRIOS CRIATIVOS
 
A Plataforma das Artes e da Criatividade integra um espaço de incubação na área das indústrias criativas, os Laboratórios Criativos, onde acolhe atualmente 19 novos projetos em diferentes setores de negócio: design, arquitetura, economia social, comunicação, turismo, tecnologias de informação e inovação, produção de eventos, formação e consultadoria, pintura e literatura. Durante a Festa dos Dias Cheios os Laboratórios Criativos abrem as portas à praça e dão-se a conhecer! Venha espreitar, experimentar e quem sabe encontrar um objeto, serviço ou experiência criativa à sua medida!
 
22 E 23 JUNHO 
LEMBRAM-SE DAQUELA NOSSA MANTA?...
 
…Pois é! Durante a Festa dos Dias Cheios ela vai estar estendida no jardim do Centro Cultural Vila Flor para acolher os vossos piqueniques. Dias Cheios de boas memórias, de amigos e petiscos!
 
23 JUNHO
PARTIDA ÀS 09H30 | PAC - PLATAFORMA DAS ARTES E DA CRIATIVIDADE
DE BICLA NA CIDADE
 
A AVE associa-se aos Dias Cheios através de um percurso de bicicleta por locais mais ou menos improváveis da cidade de Guimarães, desde o Parque da Cidade às Hortas Pedagógicas, atravessando a zona de Couros. Uma oportunidade para (re)descobrir alguns locais em que a natureza se manifesta: um muro com plantas, uma muralha com ninhos, um curso de água quase escondido.
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800