/ Sinopse
/ informação adicional
/ formulário inscrição
/ imagens
/ voltar
Quarta, 2 Outubro a Sábado, 14 Dezembro
Formação | Outros Locais
Corpo Comum
Oficinas para Adultos
Corpo Comum é um espaço de partilha regular entre professores/educadores e artistas, que promove o cruzamento entre artes e pedagogias em ambiente informal e experimental. O programa resulta do convite a artistas com prática pedagógica em diferentes disciplinas e contextos de aprendizagem e é composto por oficinas que podem ser frequentadas individualmente ou de forma cumulativa, dependendo dos objetivos dos participantes.

As oficinas têm uma duração de 6 horas e realizam-se, maioritariamente, nos fins de tarde em dias úteis, com exceção da oficina Museu Aberto, com a duração de 15 horas, dedicada àquele(a)s que trabalham com públicos com necessidades educativas especiais.
 

02 e 03 de outubro | 18h30 às 21h30
ESPAÇO, TEMPO, AÇÃO!
Sofia Cabrita

Que relação se pode estabelecer entre a preparação de um ator e de um professor? Nesta oficina procuraremos que a experiência do jogo, da improvisação, da relação com o outro e da ação/reação sirvam a comunicação em sala de aula.

09 e 10 de outubro | 18h30 às 21h30
O DIZER DOS DESENHOS
João Girão

Com o desenho na ponta da língua e a língua na linha dos dedos, contamos saber do nosso corpo, rente ao dizer dos desenhos. Quando é esse corpo? Onde não é essa mão? Cruzando desenhos de diferentes origens, propomos alguns exercícios para pensarmos o lugar do professor no corpo da sala de aula.


16 e 17 de outubro | 18h30 às 21h30
1ª LIÇÃO
Manuela Ferreira

Na 1ª Lição é tempo de apresentações. Os dias avançam…e, sem se notar, vai-se deixando para trás a oportunidade de partilhar singularidades, interesses, ambições, memórias, histórias... Nesta oficina, partindo das ferramentas do teatro, vamos ensaiar formas de escrever inusitadas narrativas biográficas, decifrar a escrita do corpo, escutar as palavras que dizem os objetos e os espaços e, assim, experimentar formas de ampliar e prolongar a 1ª Lição.

19 de outubro | 10h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30
MOVIMENTO E VOZ
Margarida Mestre

Partindo da voz e do corpo/movimento, abordaremos como aquecer e disponibilizar o corpo e a voz numa situação de aula "normal" e as potencialidades lúdicas dos elementos essenciais como postura, foco, respiração e elocução. Nesta oficina, veremos ainda como usar o corpo e a voz no desenvolvimento criativo de temas que fazem parte do programa das disciplinas.

OFICINAS
Local Vários
Duração 6 horas por oficina
Público-alvo Professores do ensino básico e secundário
Lotação 15 participantes por oficina
Preço 5 eur por oficina
 
04 a 06 de outubro
Dia 04, das 18h30 às 21h30; dias 05 e 06, das 11h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30
MUSEU ABERTO: MEDIAR PÚBLICOS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
Miguel Horta e Margarida Vieira

Uma oficina para apresentar, discutir e explorar algumas estratégias e metodologias de trabalho com grupos com necessidades educativas especiais. Pretende-se estimular os formandos participantes a partilhar saberes, a adquirir ou diversificar ferramentas para uma melhor caracterização destes grupos, a abordar diferentes metodologias de intervenção, a experimentar alguns exercícios de oficina e a esboçar propostas de trabalho com estas populações.

Museu Aberto: mediar públicos com necessidades especiais é uma produção original da Fundação Calouste Gulbenkian - Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência.
 
OFICINA MUSEU ABERTO
Local PAC - Plataforma das Artes e da Criatividade
Duração 15 horas
Público-alvo Adultos com prática pedagógica, que desenvolvam trabalho específico com pessoas com necessidades especiais
Lotação 25 participantes
Preço 10 eur

14 de dezembro | 11h30 às 12h30 e das 14h00 às 17h00
OFICINA DE TEATRO
Carla Galvão e Crista Alfaiate
 
Esta oficina de teatro tem dois momentos: a antestreia do espetáculo para bebés "Lá fora...", seguida de conversa, e uma componente prática, em que se exploram os materiais e conceitos que estiveram na base da sua criação.
Começaremos por ler o poema do autor Shell Silverstein que inspirou o espetáculo e refletir sobre aquilo que o poema nos sugere, inclusive numa perspetiva sonora. Faremos depois o trajeto inverso: partindo de um dos temas musicais, cantado em conjunto, criaremos uma ação que, associada à música, proporcione um momento lúdico e imagético em cena. Ao longo da oficina serão realizados inúmeros exercícios  de desenvolvimento da criatividade através da expressão vocal e física.
Carla Galvão é atriz e tem colaborado com encenadores e companhias como Maria Emília Correia, Madalena Vitorino, João Brites, Tiago Rodrigues, Victor Hugo Pontes, Artistas Unidos, Teatro Meridional, entre outros. Paralelamente, tem desenvolvido trabalhos como formadora em várias estruturas culturais e criou, com Fernando Mota, os espetáculos para crianças: “Nana Nana” e “Peixe Lua”. Em 2009 foi-lhe atribuído o Prémio Bernardo Santareno na categoria de Atriz Revelação. 
Crista Alfaiate é atriz e tem colaborado com criadores tão relevantes como João Brites, Rogério de Carvalho, Jorge Andrade, João Pedro Vaz, Giacomo Scalisi ou Jorge Silva Melo, entre outros. Paralelamente, mantém-se ligada ao canto e a projetos musicais. Foi bolseira Inov-Art em 2011, em Nova Iorque, com a companhia de teatro Elevator Repair Service. Conta com várias participações na televisão e no cinema, destacando-se filmes de Manuel Mozos e João Nicolau.

OFICINA
Local Espaço Oficina
Público-alvo Educadores de infância
Lotação 15 participantes por oficina
Preço 5 eur por oficina

Atividades sujeitas a inscrição com uma semana de antecedência através do preenchimento do formulário online aqui disponível, indicando a(s) oficina(s) escolhida(s) e os motivos pelos quais se inscreve.

Para mais informações contactar o Serviço Educativo através do email
servicoeducativo@aoficina.pt.
 
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800