/ Sinopse
/ formulário inscrição
/ imagens
/ voltar
Terça, 8 Outubro a Terça, 10 Dezembro
Formação | Outros Locais
Atelier Aberto CIAJG
Atelier de experimentação artística | Maiores de 15 anos
O Atelier Aberto no/do CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães é um espaço de convívio, aprendizagem e criação pensado para jovens e adultos a iniciar um percurso nas artes visuais ou que tenham o desejo de integrar a experiência artística no seu quotidiano.
O Atelier Aberto funcionará numa base regular, entre outubro e maio, com sessões semanais de 2 horas. As sessões serão orientadas por artistas que, explorando conceitos chave do programa do CIAJG, irão desenvolver ateliers nas mais variadas áreas: desenho, fotografia, arquitetura, ilustração, gravura, performance, etc… Os participantes terão oportunidade de conhecer de perto artistas e práticas, bem como as obras da coleção, os espaços do CIAJG a que o público não tem acesso e desenvolver os seus próprios projetos de criação.
 
O projeto arranca no dia 08 de outubro, com uma visita especial ao CIAJG para todos os inscritos, conduzida pelo seu diretor artístico, Nuno Faria, e prossegue com os ateliers orientados por:
André Cepeda (fotografia) 15, 22 e 29 outubro;
Emílio Remelhe (escrita) 05, 12 e 19 novembro;
Thierry Simões (desenho) 26 novembro, 03 e 10 dezembro.
 
ATELIER ABERTO | PROGRAMA OUTUBRO A DEZEMBRO
 
08 outubro
Nuno Faria | Visita orientada à exposição “Lições da Escuridão”
 
O Atelier Aberto inicia com uma visita especial ao CIAJG para todos os inscritos, conduzida pelo seu diretor artístico, Nuno Faria. Este será um primeiro momento de contato com este espaço e o seu programa, plataforma entre a comunidade local e o meio artístico nacional e internacional,  e com as obras presentes na exposição “Lições da Escuridão”.
 
15, 22 e 29 outubro
André Cepeda  | Oficina de fotografia
 
“Muito do meu trabalho é para mim um exercício de como olhar, seja para um objeto, ou um corpo, para arquitetura ou paisagem.”
 
As sessões com artistas abrem com André Cepeda, que partirá do seu trabalho como artista - os seus projetos pessoais, exposições, livros e as encomendas institucionais. Irá também apresentar o projeto que fundou há 7 anos o Blues Photography Studio, laboratório de digitalização e impressão de fotografia digital, assim como a Inc. Livros e Edições de Autor do qual é membro fundador, que é um espaço dedicado a livros de artista. 
 
André Cepeda vive e trabalha no Porto. Frequentou o curso de fotografia na École des Art d’Ixelles de Bruxelas. Colaborou com diversas instituições como os Encontros de Fotografia, Centro Português de Fotografia e Fundação Ilídio Pinho, onde foi responsável pelo tratamento e digitalização de imagens do projeto www.anamnese.pt. Expõe regularmente desde 1999, em Portugal e no estrangeiro. Foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian para a residência de artista na Faap, São Paulo, 2012. Esteve na Shortlist do Paul Huf Award, Foam Fotografiemuseum Amsterdão, 2011, no Prémio BESPhoto, 2010 e nos Prémios EDP - Novos Artistas em 2007. Desde 1999 que faz várias Residências de Artista e recebe encomendas institucionais, da qual se destaca a Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010. Está representado em diversas colecções públicas e privadas em Portugal e no estrangeiro. 
 
05, 12 e 19 novembro
Emílio Remelhe | Oficina criativa de escrita 
CLARIFICAGITAZOAR
 
O uso da língua implica a criatividade. Mesmo para quem não sabe ler nem escrever. Escolher, ordenar, dizer as palavras no dia a dia é sempre um exercício criativo, que podemos desafiar, aumentar, melhorar, aplicar. Nascemos e proferimos sons. Começamos a falar. Depois, a ler e a escrever. Através da linguagem, ligamo-nos a tudo e a todos. Lições da escuridão é uma exposição que está cheia de palavras. Palavras que nos ajudam a pensar, que nos dão a conhecer, que nos fazem sentir, que nos levam a perguntar. Vamos observar, ler, escutar, imaginar, interpretar, definir, escrever, recortar, colar, sentir, inventar, duvidar, agir, reagir, partilhar, organizar, descobrir. 
 
Emílio Remelhe leciona Escrita Criativa e Ilustração na ESAD em Matosinhos. Possui Licenciatura em Artes Plásticas e Mestrado em Desenho pela FBAUP. Desenvolve atividade artística, workshops e ações de formação no domínio das artes plásticas, da literatura e da criatividade. Entre as suas colaborações contam-se as bibliotecas da rede pública e escolar ou instituições como a Reitoria da Universidade do Porto, o Centro Cultural de Belém, o Museu Serralves, a RTP/Canal 2, o Teatro Maria Matos. O seu pseudónimo Eugénio Roda foi nomeado pela SPA para o Prémio Autores 2010.
 
26 novembro, 03 e 10 dezembro
Thierry Simões | Oficina de desenho
Eu, espaço de jogo
 
Talvez costume caminhar com as mãos atrás das costas... Naturalmente uma mão acolhe a outra, mas invertem-se os papéis das duas mãos... Aqui começa um enunciado de como se caminha com as mãos atrás das costas – e naturalmente elas devem unir-se “como deve ser”. Este enunciado é óbvio e corrobora o natural, no entanto, outros descortinam uma percepção de natureza do pressentido, que participe de uma certa disposição – que nos acompanha – mas, que participe também do acaso.
 
Neste atelier, iremos partir de enunciados com um mesmo pressuposto – a ideia de Comoção. Enunciados esses, que já foram trabalhados e partilhados com a generosa contribuição de alunos de várias áreas: de dança, de pintura e de desenho. Na última sessão propor-se-á a escrita, um gesto iniciado por cada um de nós dentro da própria sessão. 
 
Local CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães 
Horário às terças feiras, das 18h30 às 20h30 
Duração sessões semanais de 2 horas
Preço 20 euros por cada atelier (inclui visita especial com Nuno Faria)
 
As inscrições podem ser efetuadas no Centro Cultural Vila Flor, na Plataforma das Artes e da Criatividade ou neste site através do preenchimento do formulário de inscrição online.
 
Para mais informações, contactar o Serviço Educativo através do email servicoeducativo@aoficina.pt ou dos telefones 300400444 ou 253424700.
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800