/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
Quarta, 8 Novembro | 22h00
Música | Grande Auditório
Wayne Shorter Quartet
Featuring Brian Blade, John Patitucci, Danilo Perez

Com mais de meio-século de carreira cheia de aventuras musicais, Wayne Shorter é, hoje, considerado universalmente uma "lenda viva" no mundo do jazz. Basta mencionar a sua vasta obra como compositor com grupos como os Art Blakey´s Jazz Messengers, com o quinteto famoso de Miles Davis em meados da década de 60 e os Weather Report, o super-grupo de fusion, e são razões suficientes para incluir Wayne Shorter no Hall of Fame do jazz. E mesmo se este compositor prolífico nunca tivesse escrito uma única canção, a combinação do seu som, da sua escolha de notas musicais, da sua economia e da sua expressão sem paralelo com o saxofone tenor e saxofone soprano fariam com que tivesse chegado ao auge da sua arte. Na junção do seu talento na composição, os seus solos de grande profundidade e a sua presença de filósofo budista enigmático, encontramos os ingredientes de um imortal de jazz.
Wayne Shorter é formado em artes pela Universidade de Nova Iorque, mas nasceu em New Jersey a 25 de Agosto de 1933. Começou por se notabilizar, na década de 50, na banda do pianista cabo-verdiano Horace Silver. Passou depois pela orquestra do trompetista canadiano Maynard Ferguson e, mais tarde, pelo Jazz Messengers do baterista Art Blakey, onde recebeu o prémio de saxofonista revelação da revista Down Beat.
Entre 1964 e 1970 atinge o estrelato ao gravar os álbuns "Night Dreamer", "Ju Ju" e "Speak no Evil" e ao associar-se ao quinteto do trompetista Miles Davis, que contava ainda com os conhecidos músicos Herbie Hancock (piano), Ron Carter (contrabaixo) e Tony Williams (bateria).
Como inspirado improvisador, Wayne Shorter destaca-se após o desaparecimento físico de John Coltrane e a propósito do vigésimo aniversário da sua morte, gravou o álbum "Tribute to John Coltrane - Live Under the Sky".
Em 1970, contribuiu para a formação do Weather Report, ao qual se junta mais tarde, o baixista Jaco Pastourius, um projecto que terminou em 1985. Mas, em 1974, já havia gravado a solo o álbum "Native Dancer" com as participações do pianista Herbie Hancock, do cantor Milton Nascimento e do percussionista Airto Moreira. Com Hancock veio, mais tarde, a emprestar o som dos seus saxofones (tenor, alto e soprano) à trilha sonora do filme "Round Midnigh".
Em 2003, lança o álbum "Alegria", que arrebatou o Grammy de Melhor Álbum de Jazz de 2004. Em finais de 2004, ao comemorar os seus 71 anos de vida e 50 de carreira musical, lançou para o mercado o CD duplo "Footprints: Life & Music Of Way", com vinte e duas faixas gravadas entre 1960 e 2003, onde se evidenciam as diferentes fases da sua vida musical.
 


 

Wayne Shorter - Saxofone
John Patitucci - Contrabaixo
Brian Blade - Bateria
Danilo Perez - Piano

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800