/ Sinopse
/ informação adicional
/ formulário inscrição
/ voltar
Quinta, 5 Dezembro a Sexta, 6 Dezembro
Outras atividades | Outros Locais
Encontros Para Além da História
Imagens coloniais: revelações da antropologia e da arte contemporâneas
Os Encontros “Para Além da História” reúnem este ano um conjunto de investigadores que no trabalho que desenvolvem tomam a imagem como matéria do discurso ao invés de a utilizarem como ilustração para a construção teórica. Os filmes apresentados e a performance de Ricardo Jacinto completam o programa.

A pertinácia do olhar antropológico para a implementação no terreno das políticas coloniais – “conhecer para intervir e dominar” –, resultou numa intensiva e extensiva produção antropológica, fundadora da antropologia moderna; paradoxalmente, este olhar veio a revelar-se, na era pós-colonial, incontornável para ler a pluralidade do  mundo. O método antropológico tornou-se assim uma ferramenta fundamental também para a arte contemporânea. Para além disso, a antropologia e a arte contemporâneas partilham das mesmas inquietações, cruzam-se em diálogos e, finalmente, são “adisciplinares” ao deixarem-se levar pelas questões que o mundo coloca.

Inscrição gratuita até ao limite de lotação da sala, sujeita a pré-inscrição. A pré-inscrição poderá ser efetuada no Centro Internacional das Artes José de Guimarães ou no formulário online aqui disponível. Para mais informações contacte-nos através do telf. 300 400 444 ou do e-mail encontrosparaalemdahistoria@aoficina.pt.

Programa Encontros Para além da História 2013
Comissariado Eglantina Monteiro e Nuno Faria
Conferencistas Marie-Manuelle da Silva, Ricardo Roque, Teresa Castro e Maria do Carmo Piçarra
Artista convidado Ricardo Jacinto
Maiores de 12 
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800