/ Sinopse
/ imagens
/ voltar
Horário da Exposição
terça a domingo,
das 10h00 às 19h00
Todas as idades
Sexta, 13 Dezembro a Domingo, 2 Fevereiro
Exposição | Outros Locais
Flor na Pele
Exposição de Sara Franqueira, Carlos Lobo e Filipe Silva
O projeto Flor na Pele, coproduzido pel´A Oficina e pela Fundação Calouste Gulbenkian, visa o incremento de ações de criação e de mediação que reflitam sobre o património imaterial associado ao ciclo do linho.
Em Guimarães ainda se mantém o cultivo anual de um linhal, associado à Festa do Linho, evento organizado pelo Grupo Folclórico da Corredoura. Esta prática ainda consegue reavivar, na comunidade que habita Guimarães, uma memória do contexto profissional de grande parte dessa população que, aliás, esteve na base do principal motor da economia atual do território do Vale do Ave: as atividades ligadas à produção têxtil. Fruto do acompanhamento do ciclo do linho durante o ano de 2013 por três artistas, das áreas da fotografia, som e cenografia, concretiza-se agora um objeto artístico, uma exposição de forte caráter participativo, que pretende ajudar a compreender a pertinência de manter preservado este património, bem como de garantir a sua visibilidade na região e fora dela, recorrendo a linguagens artísticas contemporâneas. 
 
_ATIVIDADES PARALELAS_
 
14 DEZEMBRO 2013 A 02 FEVEREIRO 2014 
TERÇA A DOMINGO 
VISITAS ORIENTADAS
 
"Flor na Pele" evoca engenhos, rodas e teares e também um ciclo de labor e de afetos que está inscrito na vida da comunidade de São Torcato. Nestas visitas, crianças e adultos, poderão (re)descobrir e partilhar saberes e curiosidades sobre uma atividade ancestral – o ciclo do linho, e explorar a instalação criada por Sara Franqueira, Carlos Lobo e Filipe Silva.
 
Local CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães 
Horário terça a domingo, das 10h00 às 19h00, por marcação 
Público-alvo M/ 4 anos 
Duração 60min. 
Lotação min. 10 pessoas/máx. 20 pessoas 
Preço 2,00 eur
 
SÁBADO 11 JANEIRO
VISITA ESPECIAL PARA FAMÍLIAS
COM TATIANA DOS SANTOS
 
Nesta visita especial para toda a família, os dizeres e os gestos ganham sentido e são possíveis se partilhados. Espadelar, barrelar ou dobar passarão a ser familiares, como quem escuta uma história e a vai saber recontar ou quem fia, tece e veste a flor na pele. 
 
Local CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães 
Horário 16h00 
Público-alvo M/ 4 anos 
Duração 90min. 
Lotação min. 10 pessoas/máx. 20 pessoas 
Preço 2,00 eur
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800