/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
Sábado, 11 Novembro | 22h00
Música | Grande Auditório
Abdullah Ibrahim

Muito antes do termo "world music" existir, já Abdullah Ibrahim praticava o género, misturando sonoridades da sua África natal com os blues americanos. Nascido em 1934, na cidade do Cabo, na África do Sul, deram-lhe o nome de Adolphe Johannes Brand. Cresceu a tocar piano na igreja, onde recebeu a alcunha de "Dollar" tendo feito a sua primeira conversão onomástica para Dollar Brand.
Quando o seu bairro foi destruído pelas autoridades do Apartheid, por ser considerado culturalmente perigoso, Dollar Brand e a cantora Sathima Bea Benjamin, com quem ele viria a casar, decidem emigrar para os EUA em 1962. Aí, Dollar Brand é descoberto por Duke Elligton tendo começado a gravar para a etiqueta Reprise. Convertido ao islamismo muda o nome para aquele com que é hoje conhecido: Abdullah Ibrahim.
Apesar de ser fundamentalmente um pianista, Abdullah Ibrahim brilha também no saxofone soprano, na flauta e no violoncelo. Mas, sobretudo ele gosta de se considerar um compositor. Reflexo do seu passado, o seu estilo musical está consolidado em torno de uma sonoridade sombria e nostálgica, ao mesmo tempo violenta e enérgica.

Abdullah Ibrahim - Piano
Belden Bullock - Contrabaixo
George Gray - Bateria

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800