/ Sinopse
/ voltar
Domingo, 8 Outubro | 21h30
Música | Pequeno Auditório
Música Erudita Chinesa

O Pequeno Auditório do Centro Cultural Vila Flor vai ser palco, este domingo, às 21h30, para um espectáculo de Música Erudita Chinesa inserido no âmbito do curso que o Instituto Confúcio da Universidade do Minho está a promover.
 

Protagonizado por Wang Jianxin (flauta xiao e ocarina xun) e Li Fengyun (citara guqin e pipá), o concerto demonstrará alguns dos temas seculares que se tocavam na época das dinastias. O instrumento em foco no espectáculo será o "guquin" - uma espécie de arpa de cordas horizontal - considerado como Património da Humanidade Não Material pela UNESCO em 2000.

Wang Jianxin é professor associado e vice-director do Conselho Académico do Conservatório da Música de Tianjin. Foi o primeiro artista na China que obteve o grau de Mestre em Arte de Flautas em Bambu. Actualmente, prepara o Doutoramento em História da Arte Musical Chinesa.

Li Fengyun estudou pipá durante a licenciatura no Conservatório da Música de Tianjin mas especializou-se na arte do guqin. Desde 1990, é reconhecida como uma das melhores  intérpretes deste instrumento milenar erudito, tendo ganho vários prémios a nível nacional. Já realizou vários concertos individuais em países asiáticos como o Japão, Singapura e Malásia. Tem publicado numerosos ensaios sobre a música antiga chinesa. É docente do Conservatório da Música de Tianjin, Presidente da Associação de Tianjin da Arte do Guqin e membro da Associação Nacional de Músicos.

O espectáculo vai contar ainda com a presença de duas estudantes finalistas do Departamento de Dança do Conservatório da Música de Tianjin, seleccionadas pelos dois músicos.

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800