/ Sinopse
/ voltar
Sábado, 22 Fevereiro
Outras atividades
Aulas Públicas 10 X 10
O projeto 10 x 10, concebido e dinamizado pelo Descobrir - Programa Gulbenkian Educação para a Cultura e Ciência, promove a colaboração entre artistas e professores de diversas disciplinas do ensino secundário, com o objetivo de desenvolver estratégias de aprendizagem eficazes para captar a atenção, motivar e envolver os alunos na sala de aula. Visa especialmente estimular os professores – habitualmente sujeitos a uma rotina difícil e desgastante – contribuindo para a renovação do seu reportório de ferramentas pedagógicas e de estratégias de comunicação com os seus alunos.
No ano letivo 2013/14 realizou-se a sua 2ª edição o projeto em Lisboa, no âmbito da qual acolheremos agora algumas das aulas públicas resultantes do trabalho colaborativo entre professores e artistas. Todos os interessados em conhecer o resultado deste trabalho e em obter informações sobre a implementação do projeto em Guimarães no ano letivo 2014/15 estão convidados a assistir a estas aulas, às quais se segue um debate informal com os artistas e professores envolvidos e a equipa do Programa Descobrir, moderado por Magda Henriques (Professora de História das Artes; Responsável pelo programa de atividades pedagógicas da Associação Circular. Colaboradora em várias instituições e associações culturais).

PROGRAMA
 
11h00 – 13h00
Maria Bárcia e Maria Gil
Posso escrever sobre mim? (português)
Maria João Avelar e Rosinda Costa
Projetar o futuro com raízes no passado (português)
Estas aulas foram desenvolvidas na Escola Secundária Padre António Vieira, respetivamente na edição 2012/13 e na edição 2013/14.
 
PAUSA PARA ALMOÇO
 
15h00 – 17h00
Elisa Moreira e Miguel Horta (Devido a compromissos profissionais Miguel Horta não estará presente)
Uivos lusófonos (português)
Mariana Cansado e Margarida Mestre
Marcha orquestrada (filosofia)
Estas aulas serão apresentadas com a participação dos alunos da turma 10º 3, da Escola Secundária Seomara Costa Primo, onde foram desenvolvidas na edição 2013/14.
 
17h15 – 18h30
Debate com os intervenientes, moderado por Magda Henriques
 
AULAS PÚBLICAS
Local Espaço Oficina
Horário 11h00 às 13h00 e 15h00 às 18h30
Público-alvo Todos os interessados em práticas pedagógicas (escolas, professores, arte-educadores)
Entrada gratuita até ao limite dos lugares disponíveis
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800