/ Sinopse
/ voltar
Sábado, 8 Fevereiro | 17h00 a Sábado, 15 Fevereiro | 17h00
Dança | Outros Locais
Conferências GUIdance 2014
SÁBADO 08 / 17H00
PAC / SALA DE CONFERÊNCIAS
CONTÁGIOS E NEGOCIAÇÕES TRANSDISCIPLINARES
Moderação Rui Horta 

Convidados Maria José Fazenda, João Sousa Cardoso, Miguel Moreira

 
Desde o início dos anos 90 que assistimos a um processo transversal de globalização, contaminação e alteração das economias. A hiperinformação  e a hipermobilidade mudaram a forma como lidamos com o outro e connosco próprios. As artes, não só refletiram estes processos, como também os anteciparam. Os cruzamentos  artísticos tornaram-se habituais e inevitáveis e, no entanto, a força específica das linguagens artísticas persiste e ganha novos contornos idiossincráticos. A dança, que liderou muitas destas contaminações, mostrou-se, desde o início, um território fértil de pesquisa e experimentação. Este debate pretende fazer o ponto da situação e refletir sobre os novos desafios que confrontam os criadores.
 
SÁBADO 15 / 17H00
PAC / SALA DE CONFERÊNCIAS
O CORPO E A ARTE NA ERA DIGITAL
*Devido à impossibilidade, de última hora, da presença de Paulo Cunha e Silva e Tiago Guedes, informamos que a conferência irá realizar-se com o seguinte painel: Cláudia Galhós, Daniel Tércio e José Bragança de Miranda.
 
Vivemos hoje em sociedades complexas e amplamente alheadas dos processos de produção, onde a própria economia  é uma teia inteligente e difícil de descodificar. Neste mundo tecnológico, pós-moderno e digital, o corpo, ausente da negociação da sobrevivência, foi empurrado para as margens. Um corpo esquizofrénico que se manifesta nos extremos, na doença, na hiperexposição, ou na  hipersexualidade. Que papel para o coreógrafo neste contexto "descorporalizado"? De que forma a arte se apropria desta realidade? Este encontro pretende aprofundar o olhar sobre a criação contemporânea e a sua relação com um contexto social em profunda mudança.
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800