/ Sinopse
/ formulário inscrição
/ voltar
Quarta, 29 Janeiro a Quinta, 20 Março
Formação | Outros Locais
Corpo Comum
Oficinas para Adultos
Corpo Comum é um espaço de partilha regular entre professores/educadores e artistas, que promove o cruzamento entre arte e pedagogia em ambiente informal e experimental. O programa resulta do convite a artistas com prática pedagógica em diferentes disciplinas e contextos de aprendizagem e é composto por oficinas que podem ser frequentadas individualmente ou de forma cumulativa, dependendo dos objetivos dos participantes.
Oficina para Professores do Ensino Secundário
29 e 30 janeiro, 18h30 às 21h30
Sofia Cabrita e Manuela Ferreira
 
Janeiro abre com uma oficina que parte da linguagem teatral para a sala de aula, pensando nos professores do ensino secundário e nos jovens com quem desenvolvem o seu trabalho diário, e antecipa a realização do projeto 10 x 10 (22 fevereiro), pensado para este contexto, realizado em parceria entre o Centro Cultural Vila Flor e a Fundação Calouste Gulbenkian.
 
1 X TODOS / 1 X MUITOS
«O desafio. Cruzar os nossos saberes e universos artísticos para criar uma oficina dirigida a professores do Ensino Secundário.
As escolhas. Ambas partilhamos um corpo comum, o teatro. Uma de nós trabalha, especialmente, a partir do indivíduo, das ficções biográficas; a outra investe no eu e o outro, nas dinâmicas geradas pelas relações interpessoais.
O caminho. Na escola como no teatro, é preciso criar estratégias para comunicar, para alimentar aquele espaço intangível entre quem se mostra e quem assiste, e que nessa relação de troca algo de novo aconteça todos os dias. Trabalhar em primeiro lugar sobre si próprio. Depois sobre o espaço, a palavra, o gesto e a ação. Uma oficina que empresta os modos de trabalhar no teatro na relação com os outros, os meus pares, os meus alunos, os meus públicos.»
Sofia Cabrita e Manuela Ferreira
 
Oficina para Professores do Ensino Secundário
19 e 20 fevereiro, 18h30 às 21h30
VOZES DE PAPEL
João Girão e Margarida Mestre

Um fio de voz. Um gesto. O movimento sonoro de um corpo que fala. Do desenho para o papel. Como colocar o corpo? Onde gravar a voz? (...) Nesta oficina ensaiamos a matéria dessas vozes.
Fevereiro trará mais uma dupla para um trabalho dirigido a professores do ensino secundário. João Girão pelas artes visuais e Margarida Mestre vinda do universo do movimento e da voz. Um cruzamento rico no gerar de ferramentas para uso em sala de aula.
 
Oficina para Educadores de Infância
19 e 20 março, 18h30 às 21h30
O QUE É UMA COISA É?
Inês de Carvalho e Henriques Fernandes

No âmbito da pesquisa que estão a desenvolver para a criação de um novo projeto de palco destinado a crianças em idade pré-escolar - “O que é uma coisa é?”, Inês de Carvalho e Henrique Fernandes, cenógrafa e músico, orientam uma oficina de criação cénica em que partilham algumas metodologias e conceitos. Aqui, o encontro com o público nasce do espaço e dos elementos que o ocupam, compõem, constroem: o som, os objetos, os materiais, num verdadeiro processo de criação de uma cenografia, uma escrita da cena.
 
Local Black Box da PAC
Público-alvo Professores do ensino secundário e educadores de infância
Duração 6 horas por oficina
Lotação 15 participantes por oficina
Preço 5,00 euros por oficina
Atividades sujeitas a inscrição com uma semana de antecedência através do preenchimento do formulário online aqui disponível. Para mais informações contactar o Serviço Educativo através do email servicoeducativo@aoficina.pt.
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800