/ Sinopse
/ formulário inscrição
/ imagens
/ voltar
Quarta, 5 Março a Terça, 25 Março
Outras atividades
Atelier Aberto CIAJG
Ateliers/Conversas/Visitas | Jovens e Adultos
O Atelier Aberto do CIAJG é um espaço de convívio, aprendizagem e criação pensado para jovens, estudantes, artistas e curiosos. Em março, iniciamos o Atelier Aberto com uma conversa com Nuno Faria, diretor artístico do CIAJG, sobre o conceito de “contacto”. Serão desenvolvidos ainda dois ateliers na área do desenho, o primeiro com Thierry Simões, numa perspetiva mais emocional e interior, e o segundo com Nuno Sousa, de desenho pela cidade.
Quarta, 05 março, 18h30-20h30
Conversa com Nuno Faria


O 1º ciclo expositivo de 2014 no CIAJG tem como nó estruturante a exposição “Provas de Contacto”, que reúne cerca de 50 anos da obra gráfica de José de Guimarães. Nesta conversa no Atelier Aberto, Nuno Faria aprofundará a dupla aceção que pretende dar à palavra contacto, tal como ela perpassa este ciclo expositivo e o programa do próprio CIAJG: contacto físico, imagens que se formam por contacto, pelo toque, aqui reunidas num conjunto muito alargado de técnicas de produção de imagem por transferência; e, ao mesmo tempo, o contacto que significa a busca do outro, convocando a mestiçagem como conceito central da obra de José de Guimarães, mas também reinaugurando o museu enquanto espaço para o encontro e para o espanto.

Terça, 11, 18 e 25 março, 18h30-20h30
Atelier com Thierry Simões (desenho)
Eu, Espaço de Jogo
 
“A prática artística não seria senão, primeiramente, um jogo que se reapresenta ao mundo, movimento em que por sua vez se reapresenta o mundo.” Thierry Simões

Thierry Simões, há muitos anos dedicado à prática e ao ensino do desenho, propõe neste Atelier Aberto desenvolver um conjunto de enunciados agrupados sob o nome de Comoção, indo do desenho até à escrita, na última sessão. Estes enunciados podem ser óbvios e corroborar o natural, mas também descortinar perceções da ordem do pressentido, revelando uma disposição que nos acompanha ou participando do acaso.

Thierry Simões
estudou artes visuais em França, em Portugal e no Canadá. Para além de inúmeras exposições individuais, em que se destaca a prática do desenho, a última das quais em 2013 na Fundação Carmona e Costa, tem criado inúmeros workshops de desenho e lecionado nesta área a alunos de desenho, dança e pintura. É colaborador regular do Ar.Co e do C.E.M., em Lisboa.

Sábado, 15 e 22 março, 15h00-18h00
Atelier com Nuno Sousa (desenho)


Com o desenho há muito eleito como prática central, Nuno Sousa move-se com ele debaixo do braço, ou seja, o que aqui propomos é um encontro muito pessoal com esta prática, recuperando a ideia de diário gráfico, do desenho como escrita, do desenho a cada momento, do registo pessoalíssimo que suportará posteriormente qualquer narrativa por si mesmo ou a par da palavra. As sessões decorrerão no edifício da Plataforma das Artes e nas ruas da cidade de Guimarães, onde os participantes irão ter a oportunidade (e o desafio) de contrariar a habitual rápida passagem do olhar sobre as coisas que nos rodeiam.

Nuno Sousa
 nasceu no Porto em 1979. Em 2004 licencia-se em Artes Plásticas – Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP). Em 2010 conclui o Mestrado em Ensino de Artes Visuais pela FBAUP/ FPCEUP, com o relatório de mestrado intitulado: “Fazer acontecer – Construção de um não-método de aprendizagem”. É, atualmente, doutorando em Arte e Design pela FBAUP e membro fundador da Sombra Própria Associação Cultural, associação que alberga o projecto — Clube de Desenho (clubedesenho.wordpress.com) — criado em setembro de 2010 juntamente com Carlos Pinheiro, Marco Mendes e Sofia Barreira. Foi membro fundador do coletivo Senhorio, no Porto, participando desde 2004 na produção e publicação de vários fanzines: “Barba”, “Pingue”, “Busto”, “Mister”, “Não me contes o fim – Eles Morrem Todos!”, “Formigueiro”, “Grande Prémio de Desenho”. Expõe regularmente desde 2005. Integra como compositor e intérprete os projetos musicais: Stowaways, Sr. Doutor e João Peludo e a Orquestra Sonâmbula. É desde 2009 Assistente Convidado de Desenho na Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto (FAUP) e de Projeto I e Desenho de Espaço na Licenciatura de BD/Ilustração na Escola Superior e Artística do Porto (extensão de Guimarães – ESAG), onde assume, desde 2012, o cargo de Diretor de Departamento de BD e Ilustração. Em 2012 publicou o livro “Sobrevida”, em coautoria com Carlos Pinheiro, editado pela Imprensa Canalha, Lisboa. (sorvedouro.wordpress.com)
 

Para mais informações sobre o Atelier Aberto CIAJG, clique aqui.

 

Local CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Público-alvo Jovens e adultos (M/ 15 anos)
Lotação limitada, sujeita a inscrição prévia
Preço (Ateliers com Thierry Simões e Nuno Sousa) 20,00 eur por atelier 
(Conversa com Nuno Faria) Gratuito
Atividades sujeitas a inscrição com pelo menos uma semana de antecedência através do preenchimento do formulário online aqui disponível. Para mais informações contactar o Serviço Educativo através do email servicoeducativo@aoficina.pt.
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800