/ Sinopse
/ voltar
Sábado, 22 Março | 16h00
Outras atividades | Outros Locais
Caderno de trabalho Artes e Comunidades – Encontros 2013
Lançamento de Publicação
O Serviço Educativo tem procurado fazer do seu trabalho uma prática pensada e partilhada. Assim, é promovido o trabalho de documentação e de reflexão a par da programação de espetáculos e de oficinas, bem como do trabalho de mediação feito a partir dos espaços da responsabilidade d’A Oficina, nomeadamente o Centro Cultural Vila Flor e o CIAJG - Centro Internacional das Artes José de Guimarães.
Em outubro de 2013 realizou-se a terceira edição de Artes e Comunidades – Encontros, seminário destinado à reflexão sobre as práticas artísticas com e para as comunidades. Os seminários foram orientados por Veerle Kerkchoven, da direção do BRONKS Youth Theatre, em Bruxelas, conhecido pela sua forte inscrição na cidade junto de vários quadrantes, da comunidade escolar às famílias de diferentes nacionalidades, e por f.marquespenteado, artista brasileiro que iniciou a prática de residências artísticas do CIAJG, e cujo trabalho é particularmente atento ao diálogo entre as expressões subtis e íntimas da individualidade com manifestações culturais ancestrais.
 
A apresentação deste Caderno de Trabalho é pretexto para um debate informal com os relatores dos Encontros 2013: Manuel Sarmento (sociólogo e professor universitário), Manuela Ferreira (encenadora e professora) e Vera Santos (bailarina e investigadora). Partiremos das inquietações que nortearam os Encontros, designadamente o que motiva os indivíduos e as sociedades ao encontro com manifestações de carácter artístico, de que modos se dão esses encontros e que distintos conceitos de arte habitam os nossos imaginários, para percorrer as múltiplas vias de resposta levantadas pelos participantes e pelos relatores.
 
Local Plataforma das Artes e da Criatividade (Sala de Conferências)
Horário 16h00
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800