/ Sinopse
/ voltar
Terça, 3 Junho a Segunda, 30 Junho
Formação | Outros Locais
Vai e vem
Oficinas | Dos 4 aos 18 anos
Desde a abertura do CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Serviço Educativo desenvolveu um conjunto de oficinas orientadas pelos artistas que integram a equipa, que aprofundam as ideias que sustentam o programa do Centro.
Agora, estas oficinas passam a estar disponíveis dentro e fora do CIAJG, ou seja, podemos deslocar-nos às escolas para as realizar! Esta nova ação tem como objetivo estreitar a relação entre as artes e outras áreas do conhecimento, entre artistas, professores, crianças e jovens.

OFICINAS DISPONÍVEIS
 
PRÉ-ESCOLAR E 1º CICLO / 4 AOS 10 ANOS
Desalfabeto (grafismos, desenho, conto)
Tatiana dos Santos
O que são letras? O que são números? E o que são os desenhos? Vamos (re)descobrir o que é a linguagem a partir do “Alfabeto Africano” de José de Guimarães e de um conto de Rudyard Kipling.
Trocar os pés pelas mãos (escultura, figura, cartão)
Rita Faustino
As figuras criadas por José de Guimarães, meio pinturas, meio esculturas, serão o ponto de partida para uma oficina, em que braços e pernas, troncos e cabeças, se articulam e constroem figuras no espaço.
 
1º E 2º CICLO / 8 AOS 11 ANOS
Lições da escuridão (desenho, espaço, performance)
Francisco Babo e Vera Santos 
De que é feita a sombra? De luz ou de escuridão? Vamos apagar a luz, acender os olhos e a imaginação e ir à caça das coisas através do desenho. 
 
2º E 3º CICLO / 10 AOS 14 ANOS
Palavras de ordem | Imagens de Desordem (grafismos, desenho, pintura)
Tatiana dos Santos
Um desenho poderá ser uma mensagem? Partindo do interesse de José de Guimarães e de outros artistas por acontecimentos políticos e sociais, vamos explorar processos de criação gráfica e compor “imagens de ordem”.
O avesso do volume (escultura, moldes, barro)
Rita Faustino
As cerâmicas da coleção de José de Guimarães serão o mote para produzir novas peças avessas, entre o vazio, o molde, o negativo e o positivo.
 
SECUNDÁRIO / M/ 15 ANOS
Labirinto (escrita, história, filosofia)
Raul Pereira
Entre palavras e imagens percorrer-se-ão labirintos deixados pela História, conversando e escrevendo sobre mitos e desencontros.
Superfície da pele (escultura, moldes, cera)
Rita Faustino
Os milagres (ou ex-votos) serão o ponto de partida para esta oficina, na qual se trabalhará sobre o corpo e o seu molde, com recurso à cera.

Local CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães ou escolas
Horário terça a domingo, por marcação através do e-mail servicoeducativo@aoficina.pt
Duração 90 min. a 2 horas
Lotação 1 turma / 25 pessoas
Preço 2,00 eur

ESPECIAL VAI E VEM:
Na realização de uma visita orientada às exposições, oferecemos uma oficina gratuita na escola. Esta oferta é exclusiva para as escolas do concelho de guimarães.
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800