/ Sinopse
/ formulário inscrição
/ voltar
Sábado, 3 Maio a Terça, 27 Maio
Outras atividades | Outros Locais
Atelier Aberto CIAJG (maio)
Nuno Faria, Luís Pavão, António Ventura, Eduardo Brito e Carlos Lobo
O Atelier Aberto do CIAJG é um espaço de convívio, aprendizagem e criação pensado para jovens artistas, estudantes e curiosos em aprofundar conceitos e práticas artísticas. As sessões são orientadas por artistas e professores que, partindo de conceitos chave do programa do CIAJG, desenvolvem ateliers, conversas e visitas nas mais variadas áreas.

Em maio, o Atelier Aberto CIAJG dedica-se à fotografia, passando por um atelier com Carlos Lobo, no qual os participantes realizarão um ensaio fotográfico, por conversas com Nuno Faria e Eduardo Brito e por ateliers tão singulares quanto os de Luís Pavão – retrato em estúdio do séc. XIX, e António Ventura – fotografia de objetos arqueológicos. Um ciclo a não perder!

Terça, 06 maio 18h30-20h30
Conversa com Nuno Faria
A fotografia como fantasmagoria

As imagens têm vida própria, dão a ver corpos, presenças, reflexos, vestígios. Materializam o tempo que passou, projetam-nos no passado e aproximam-nos daqueles que desapareceram, dos nossos antepassados. Nesta conversa abordaremos a fotografia enquanto interface com o mundo dessas presenças passadas.

 
Sábado, 10 maio 11h00-13h00 e 14h30-17h30
Atelier com Luís Pavão
O retrato em estúdio no séc. XIX
Atelier inspirado nos processos usados em estúdio por Carlos Relvas
 
Inspirado na diversidade de processos utilizados por Carlos Relvas, Luís Pavão fará um enquadramento processual da fotografia em estúdio no século XIX, incidindo sobre o género do retrato. Do registo ao trabalho em laboratório, com recurso a técnicas fotográficas utilizadas por Carlos Relvas, como a gelatina e o colódio, irão produzir-se alguns retratos em conjunto.
 
Terça, 20 maio 18h30-23h30
Atelier com António Ventura
Fotografar objetos arqueológicos
Uma proposta metodológica
 
Neste atelier será desenvolvido um conjunto de exercícios que levem à execução de registos fotográficos o mais completos, rigorosos e informativos possível, de modo que estas fotografias possam eventualmente constituir-se como documentos, num contexto técnico e científico como é o do património, conservação, arqueologia ou museologia. Serão assim abordadas as várias dimensões deste processo: a luz e as suas características, como vemos o objeto, a câmara fotográfica e a formação da imagem, o registo e o produto final.
 
Terça, 27 maio 18h30-20h30
Conversa com Eduardo Brito
A fotografia de Francisco Martins Sarmento
 
Pode dizer-se que Francisco Martins Sarmento (1866-1899) foi também um pioneiro da fotografia portuguesa. As suas fotografias, feitas entre os anos sessenta e os anos oitenta do século XIX, dividem-se em imagens de estúdio, tiradas no seu atelier do Palacete da Rua do Poço (atual Largo Martins Sarmento) e fotografias de arqueologia, tiradas nos trabalhos de escavação de Briteiros e Sabroso. As fotografias de Sarmento são imagens da interrogação: as dúvidas da iniciação de Sarmento na arte fotográfica refletem-se nas imagens de estúdio; as fotografias de arqueologia, como reprodução da realidade, permitem a formulação de hipóteses sobre o objeto fotografado. Esta sessão parte desta natureza interrogativa das fotografias, propondo-lhes uma renovação da função: o que poderá ficar destas imagens para além do seu conhecido contexto e significado histórico?
 
Sábado, 03 e 17 maio 15h00-18h00
Atelier com Carlos Lobo
Prática Fotográfica Contemporânea
 
Neste atelier serão abordadas diversas práticas fotográficas contemporâneas através da obra de diferentes autores. Os participantes irão a partir daqui desenvolver um ensaio fotográfico individual.

Local CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães
Lotação limitada, sujeita a inscrição prévia
Preços Conversas | Gratuito; Ateliers | 20,00 eur
Inscrição com pelo menos uma semana de antecedência através de formulário online aqui disponível.
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800