/ Sinopse
/ imagens
/ voltar
* Exceto o espetáculo Poemas para Bocas Pequenas, que se realiza na Black Box da PAC, em ambos os dias, às 16h00.
Sábado, 31 Maio a Domingo, 1 Junho
Outras atividades
Dias Cheios de Ideias
Várias atividades | Todos os públicos
Esta é a festa das ideias, onde todos podemos ser inventores, artistas, idiotas e sonhadores! Convidam-se crianças de todas as idades, que tragam vontade de imaginar, opinar, fazer e partilhar. Temos para a troca oficinas, visitas a exposições, um espetáculo de poesia e música (para bocas pequenas com coração grande), e muita boa companhia!
A partir do Mercadinho da Pequenada, organizado pela Divisão de Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães e pelos infantários das IPSS, que este ano acontece no dia 31 de maio, o Serviço Educativo empenhou-se em fazer do Dia Mundial da Criança um momento inesquecível num lugar emblemático, a Plataforma das Artes e da Criatividade. O Mercado Azul, a Opera Omnia e a Pé de Mosca juntam-se à festa participando no Mercadinho do Livro e do Brinquedo. À sombra ou ao sol, não perca esta oportunidade! A entrada é gratuita. *
 
ESPETACULAR
 
31 MAIO E 01 JUNHO, 16H00, BLACK BOX
3 AOS 5 ANOS
POEMAS PARA BOCAS PEQUENAS
Margarida Mestre e António-Pedro
Poesia, música e imagem fazem deste espetáculo a pérola d’Os Dias Cheios de Ideias! Através de poemas de autores portugueses e do cancioneiro popular vamos em viagem pelo universo das crianças – a família, a casa, o tempo, a terra ou o medo, na musicalidade da linguagem.
Preço 2,00 eur/pessoa 
 
31 MAIO E 01 JUNHO, 18H00, PRAÇA
TODAS AS IDADES
BAILARICO DA PEQUENADA
Ricardo Batista
Não há festa sem bailarico e este vai dar que falar! A pequenada vai dançar, mas também tocar e cantar, a gosto e com muito estilo! Os crescidos não podem ficar só a ver… aqui é para mexer!
 
31 MAIO, 11H30, PRAÇA
01 JUNHO, 17H30, PRAÇA
M/ 4 ANOS
SESSÃO DE CONTOS ÁRVORE MÃE
Florbela Castro / Mercado Azul
O livro Árvore Mãe conta-nos um momento inesquecível vivido por uma mãe e uma filha e como as raízes da nossa vida estão nas pessoas que nos rodeiam!
 
01 JUNHO, 18H30, PRAÇA
SURPRESA!
E agora? Quem vem lá?!
 
31 MAIO, 21H30, AUDITÓRIO DA PRAÇA 
M/ 4 ANOS
FILMINHOS INFANTIS
Cineclube de Guimarães
O que é que têm em comum um coelho gigante, uma aldeia nas nuvens, uma trompeta mágica e a sombra de uma menina?! Vêm visitar Guimarães pela mão do Cineclube e da Zero em Comportamento. E tu, vens?! Vamos inaugurar o auditório ao ar livre da praça com cinema de animação…
 
PROJETOS ESPECIAIS
 
TODO O DIA, PRAÇA
JARDINS IRRECUSÁVEIS
Projeto de participação comunitária
Vamos ajardinar a praça da Plataforma das Artes numa homenagem aos jardins esquecidos nas nossas varandas, que queremos arrebitar de ideias e carinho: convidamos todos a trazer à praça um pequeno jardim, a partir de um vaso ou de uma caixa, acreditando que a união entre plantas, objetos e ideias os tornará JARDINS IRRECUSÁVEIS!
 
31 MAIO, 10H00 ÀS 18H00, PRAÇA
MERCADINHO DA PEQUENADA
Divisão de Ação Social e Infantários 
O Mercadinho da Pequenada envolve mais de 1500 crianças. Aqui podemos comprar objetos feitos com carinho e imaginação, bolinhos da avó e legumes fresquinhos da horta!
 
31 MAIO E 01 JUNHO, 10H00 ÀS 18H00, PRAÇA
MERCADINHO DO LIVRO E DO BRINQUEDO 
Neste Mercadinho conheça editoras, livreiros, artesãos e designers da região de Guimarães. Livros de cá e de outras paragens. Novos autores e ilustradores. Artistas que exploram habilmente diversos materiais e os transformam, para alegria das crianças e dos nossos olhos.
* O Mercadinho do Brinquedo apenas se realiza no domingo, alternando com o Mercadinho da Pequenada, que se realiza no sábado.
 
01 JUNHO, 15H00 ÀS 16H00, ATELIER 1
IDEIAS PARA MUDAR O MUNDO I
Ecofamily
Num universo muito diversificado existe um ponto comum: as crianças, com emoções, sorrisos e sonhos iguais! Convidamos as crianças a partilhar uma visão multicultural do mundo e a semear ao vento as suas ideias sobre pequenas ou grandes causas, possíveis ou utópicas, para mudar o seu, o nosso mundo! 
 
01 JUNHO, 16H00 ÀS 17H00, ATELIER 1
IDEIAS PARA MUDAR O MUNDO II
ONGD Filhos do Coração
A jornalista da TVI Alexandra Borges fez uma reportagem premiada sobre a escravatura infantil no Gana, no Lago Volta. Hoje é Embaixadora da ONU contra a escravatura infantil e presidente da ONGD Filhos do Coração, que resgata essas crianças através da arte. Aqui, crianças e pais poderão conhecer esta causa e partilhar a criação de uma manta pintada, que servirá como seu testemunho. 
 
OFICINAR
 
COM HORA MARCADA
 
31 MAIO E 01 JUNHO, 10H00 ÀS 10H45, PRAÇA
M/ 4 ANOS
YOGA PARA PAIS E FILHOS
João Tavares
Para quem gosta de começar bem o dia, oficinas divertidas, a partir de um imaginário feito de figuras da natureza e de jogos para introduzir as bases do Yoga, que é uma prática milenar. 
 
31 MAIO E 01 JUNHO, 10H00 ÀS 10H30, BLACK BOX
6 A 18 MESES 
31 MAIO E 01 JUNHO, 11H00 ÀS 11H45, BLACK BOX
18 MESES A 3 ANOS
NINHO DA MARGARIDA
Margarida Mestre
Neste ninho a música é uma vivência livre recheada de sons e canções, experiências rítmicas, sensações sonoras e aventuras do corpo embalado pelo espaço musical e afetuoso que o rodeia.
 
31 MAIO, 10H30 ÀS 12H00, PRAÇA
M/ 4 ANOS
B A BA DA BICICLETA
Get Green
Da mecânica ao código da estrada, aqui só se vai falar de bicicletas! Regras e sugestões, tamanhos, remendos e afinações, e uma voltinha para testar os conhecimentos… trim! trim!
 
31 MAIO, 16H30 ÀS 18H00, PRAÇA
MIÚDOS CRESCIDOS
TERTÚLIA CICLISTAS URBANOS
Get Green
Cada vez mais pessoas utilizam a bicicleta diariamente como meio de transporte. As vantagens são enormes, para a saúde, o ambiente e a economia. A Get Green convidou alguns desses ciclistas para partilhar as suas experiências e o prazer de ser ciclista urbano.
 
31 MAIO, 15H00 ÀS 16H00, PRAÇA
01 JUNHO, 11H30 ÀS 12H30, PRAÇA
M/ 4 ANOS
OFICINA DE ILUSTRAÇÃO
Manuela Rocha (OperaOmnia)
A Casinha do Sr. Vento não tem fim? Ou terá esta história um final por ilustrar? Manuela Rocha ajuda os mais novos a perceber a importância da ilustração, permitindo que cada criança  ilustre, à sua medida, o final que gostaria que o livro tivesse.
 
01 JUNHO, 10H30 ÀS 12H30, PRAÇA
M/ 6 ANOS
HORTAS FAMILIARES
AVE
Vamos descobrir como pode ser fácil manter uma pequena horta na varanda, na marquise ou no jardim. Cheirar a terra fresca e encher a mesa lá de casa com novas cores e sabores, muitas vitaminas e minerais. Este é o Ano Internacional da Agricultura Familiar!
 
SEMPRE A ROLAR
 
31 MAIO E 01 JUNHO, 11H00 ÀS 18H00, PRAÇA
M/ 3 ANOS
BARRISTAS DE BAIRRO
Monitores CIAJG
Nos anos 60, o artista e historiador Ernesto de Sousa calcorreou o país em busca dos artistas populares portugueses. Conheceu o Franklin, esteve com a Rosa Ramalho e viu o Mistério. Nestes Dias Cheios seremos nós os barristas do bairro pondo as mãos no barro para criarmos monstrengos, vermes e bicharada!
 
31 MAIO E 01 JUNHO, 14H30 ÀS 18H00, ATELIER 2
M/ 6 ANOS
HOSPITAL DOS LIVROS
Pé de Mosca
Neste hospital especial recuperam-se as capas, lombadas e páginas dos nossos livros mais lidos e mais queridos, possibilitando que nos continuem a fazer companhia. Enaltecendo o seu valor sentimental e cultural, partilham-se algumas técnicas simples de recuperação de livros.
 
VER, VISITAR E CONHECER
 
31 MAIO E 01 JUNHO, 12H00 ÀS 13H00, CIAJG
VISITAS ESPECIAIS FAMÍLIAS ÀS EXPOSIÇÕES
O CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães desenha um novo mapa entre nós e os objetos de arte, a partir de peças de países distantes, em África, na América do Sul e na China. Vem descobrir este museu especial que mora na tua cidade e encontrarás ainda o trabalho de Carlos Relvas, fotógrafo genial do séc. XIX, e o trabalho de Ernesto de Sousa sobre a arte popular.
 
31 MAIO E 01 JUNHO, 17H00 ÀS 18H00, PONTO DE ENCONTRO? PORTA DO CIAJG? PLACA MERCADO? 
DO MERCADO À PLATAFORMA
Nesta visita vamos conhecer a história do Mercado Municipal à Plataforma das Artes e saber como a arquitetura desenha exposições e cidades. Vamos saber mais sobre o arquiteto Marques da Silva, o atelier Pitágoras Arquitetos e o arq. Luís Tavares Pereira, que fazem parte da história deste edifício premiado. 
 
ATIVIDADES SATÉLITE
 
TODO O DIA
MÚSICA NO AR
Se a Primavera está no ar, a música está em toda a parte! Ouvidos bem atentos ao animador de serviço: Ricardo Baptista!
CHILL OUT DOS PEQUENINOS
Para os pequeninos, mantas e alguns brinquedos. Para as mamãs e os papás, cadeiras para dar leitinho ou papinhas. Chill out…
ATABICAR O CAMINHO 
Este é um passeio invulgar criado pelo músico João Martins para conhecer as transformações da cidade desde o Mercado Municipal ao novo espaço da feira, até Couros, seguindo ribeira acima.
 
À TARDE
LABORATÓRIOS CRIATIVOS
A Plataforma das Artes integra um espaço de incubação na área das indústrias criativas. N’Os Dias Cheios de Ideias os Laboratórios Criativos abrem as portas à praça – vem espreitar! Não percas a NBY e as suas experiências em design e não te escondas da câmara da Lumatera e do Making Off…
Programa_Dias Cheios de Ideias_frente Programa_Dias Cheios de Ideias_verso
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800