/ Sinopse
/ imagens
/ voltar
Sábado, 31 Maio a Domingo, 1 Junho
Outras atividades
Jardins Irrecusáveis | Projeto de Participação Comunitária
Dias Cheios de Ideias
Corria o ano de 1863 quando, em Paris e por ordem da Academia de Artes Francesa, foi montado o Salão dos Recusados. Aqui reuniram-se os artistas que viriam mais tarde a tornar-se os mais famosos da Época Moderna, como Cézanne e Manet. Hoje acredita-se que ser independente de muitos dos sistemas e instituições é dar o passo para o reconhecimento artístico.
Quando olhamos para a nossa varanda pensamos muitas vezes que a chuva não salvou o nosso esquecimento em regar o rosmaninho, que o sol foi demais para o manjericão e que afinal as begónias oferecidas pelo nosso afilhado eram de interior. Nos DIAS CHEIOS DE IDEIAS vamos homenagear esses jardins esquecidos, recusados pela nossa falta de tempo. Convocamos todos a trazer à praça um pequeno jardim, a partir dessa base que é o vaso meio seco arrumado ao canto das nossas varandas, reanimado por uma pequena intervenção: um resto de puzzle, uma bola roída pelo cão, um braço de boneca desemparelhado, os marcadores que já não riscam, as aparas coloridas dos lápis gastos de tantos desenhos, … na tentativa de reunir o maior “jardim dos recusados”. Acreditando, quem sabe, que a união entre plantas, objetos e ideias os fará arrebitar e os tornará JARDINS IRRECUSÁVEIS!
 
1. Cada jardim deve ter como base um recipiente facilmente transportável, como uma pequena caixa ou vaso, objetos simples e fáceis de encontrar.
2. Utilizando materiais artificiais ou naturais ao critério dos participantes, cada jardim deverá ser cuidado nos elementos visuais e plásticos que o compõem, como a forma e o volume, a cor e a textura, o cheio e o vazio, a combinação entre os diferentes elementos. Sugerimos que os materiais escolhidos sejam leves, para facilitar o transporte, e que se reduza a utilização de terra ao mínimo indispensável.
3. No seu conjunto, os vários jardins formarão um só Jardim Irrecusável, ocupando a praça da Plataforma das Artes e da Criatividade de acordo com um desenho predefinido no pavimento pela equipa do Serviço Educativo.
4. Os “Jardins Irrecusáveis” devem ser entregues na PAC - Plataforma das Artes e da Criatividade entre as 14h30 e as 18h30 de 30 de maio de 2014 (sexta-feira) e recolhidos dia 02 de junho de 2014 (segunda-feira), entre as 10h00 e as 13h00. Os jardins não recolhidos neste período não poderão ser armazenados, pelo que serão tomados como recusados e deitados fora.
 
A participação no projeto requer uma inscrição prévia simples, indicando o nome da instituição, família ou indivíduo que desejam participar e o número de jardins com que pretendem participar. A inscrição pode ser efetuada através do e-mail servicoeducativo@aoficina.pt ou do telefone 253 424 700, junto de Sofia Leite. Estamos disponíveis para esclarecer dúvidas e prestar outras informações.
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800