Com mais de 50 anos de carreira, figura maior do panorama fadista, Carlos do Carmo vem a Guimarães mostrar uma alma que se alimenta de Fado, cantar um povo inteiro com a sua voz inconfundível acompanhada pelo choro da guitarra portuguesa. Carlos do Carmo é um dos mais genuínos e populares fadistas da sua geração, continuando a maravilhar o público depois de tantos anos de palco. Na sua voz, andam de mãos dadas a saudade, os amores não correspondidos, a solidão, a primavera com as andorinhas e os “putos” de Portugal com a esperança e o futuro. Nome maior da cultura portuguesa, representante máximo do Fado, Carlos do Carmo promete um concerto que irá comover o público com a profundidade da sua voz que verte a essência lusitana. Silêncio que se vai cantar o Fado!
À semelhança da 1ª edição deste Festival, não faltará também o “Fado Vadio” no palco secundário, onde atuarão alguns fadistas das casas típicas de Lisboa, antes e depois dos espetáculos principais. O público poderá participar nesta mostra de Fado Vadio, partilhando as suas músicas com todos os presentes. As Tasquinhas montadas na praça da Plataforma das Artes farão as delícias do público, com bons petiscos tradicionais.
A produção do Festival de Fado informa que, devido às previsões meteorológicas de possível ocorrência de chuviscos, será colocada uma tenda para garantir a qualidade e comodidade dos espetadores nos concertos. Desta forma, todos os lugares são sentados e estão protegidos dos possíveis chuviscos.