/ Sinopse
/ voltar
Loja FNAC no Centro Cultural Vila Flor
Sábado, 18 Novembro | 18h00
Música | Outros Locais
Apresentação do livro `Jazz em Portugal (1920-1956)´
No âmbito do Guimarães Jazz 2006, será apresentado o livro Jazz em Portugal (1920-1956) - Anúncio - Emergência - Afirmação, no próximo sábado, dia 18 de Novembro, às 18h00, no Centro Cultural Vila Flor.

A obra será apresentada pelo Prof. Doutor José Maria Pedrosa Cardoso (Musicólogo, Doutor em Musicologia Histórica pela Universidade de Coimbra, Docente da FLUC), por José Duarte (crítico e divulgador de Jazz, uma das figuras mais marcantes da cultura portuguesa da actualidade) e pelo autor Dr. Hélder Bruno Martins (musicólogo, investigador, mestre em ciências musicais pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, doutorando em Ciências Musicais).

Lançado no passado dia 2 de Novembro, este é o primeiro estudo acerca do fenómeno do Jazz em Portugal, apresentado como dissertação de mestrado, em Ciências Musicais na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, a 6 de Abril de 2005. Adaptada para livro, e editada pela Almedina, esta dissertação apresenta uma análise socio-político-cultural de Portugal na primeira metade do séc. XX. Através da obra é possível compreender a barreira estrutural implantada pelo Estado Novo,  baseada numa axiologia muito particular (definida pelo Regime como  «a portugalidade») que assentava em valores tradicionais, rurais, conservadores e religiosos-cristãos através dos quais todo o Sistema foi instituído.

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800