/ Sinopse
/ informação adicional
/ voltar
Serviço Educativo
Filme/Concerto
Público-alvo: a partir dos 5 anos
Duração: 65 min
Sexta, 26 Janeiro | 16h00
Música | Pequeno Auditório
As Aventuras do Príncipe Achmed
Space Ensemble

Realizado em Berlim, em 1926, por Lotte Reiniger, "As Aventuras do Príncipe Achmed" é a primeira longa-metragem de animação europeia. Desta feita, poderemos assistir a um filme/ concerto, em que a magia das sombras chinesas se alia à música experimental, numa banda sonora original criada pelo Space Ensemble, em 2005.


O Space Ensemble é um colectivo experimental que baseia a sua actuação na exploração das cumplicidades entre os músicos envolvidos, testando e variando as combinações instrumentais e estilísticas, de acordo com os locais e contextos.

"As Aventuras do Príncipe Achmed", tal como o resto da obra cinematográfica de Lotte Reiniger, é um jogo simples de luzes e sombras, explorando um conceito surgido e popularizado na China, de onde são oriundas as famosas caixas de sombras. Através da técnica de silhuetas articuladas, a realizadora, que trabalhava em conjunto com o marido, Carl Koch, produziu mais de 70 filmes de animação.

Músicos participantes José Miguel Pinto (guitarra, clarinete, theremin), Eleonor Picas (harpa), João Tiago (percussão/bateria), Nuno Ferros (electrónica), Henrique Fernandes (contrabaixo), Sérgio Bastos (piano), João Martins (saxofone, contra-tear), Ana Costa (flauta transversal)

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800