/ Sinopse
/ voltar
Quinta, 5 Fevereiro | 22h00 a Sábado, 14 Fevereiro | 22h00
Dança
GUIdance 2015
Festival Internacional de Dança Contemporânea
O GUIdance, festival internacional de dança contemporânea de Guimarães, chega à sua 5ª edição no cumprimento pleno dos objetivos para o qual foi estruturado: forte apoio à criação nacional, com janela virada ao mundo, por onde observamos com entusiasmo alguns dos mais interessantes projetos internacionais.
Ao atingir meia década de existência em 2015, o GUIdance não só se consuma como um incontornável acontecimento no âmbito da dança contemporânea no calendário de inverno, como ao mesmo tempo se afirma palco essencial para a valorização desta linguagem na relação dos artistas com o público. Este ano, o programa assenta numa ideia clara: um festival de estreias! Grande parte do elenco desta edição oferece-nos esse primeiro momento em que nos é dado a descobrir o resultado dos processos criativos, muitas vezes desenrolados em recolhimento e com metodologias próprias. É o momento do fascínio, onde o autor larga (finalmente) a sua obra em palco aos olhares do público e permite a descodificação da mensagem ou experiência nela inscrita. Estas estreias – algumas delas absolutas – são tão mais relevantes por se tratarem na sua maioria de criadores nacionais, alguns deles ainda jovens, mas que simbolizam a enorme vitalidade da cena da dança contemporânea em Portugal e a sua desejada afirmação internacional. Viramos assim o mapa ao contrário, apresentando alguns nomes a quem auguramos um provável trajeto de transposição de fronteiras e de longa circulação no mundo, juntamente com outros que já o fazem.Outro dado importante a juntar ao ADN desta 5ª edição é o facto de o cartaz apresentar 6 coproduções, traduzindo a visão estratégica que Guimarães tem implementado, para se afirmar enquanto cidade de criação no universo das artes performativas.Como sempre, além da proposta central dos espetáculos, o GUIdance inclui no seu programa várias atividades paralelas que tendem a aproximar os artistas dos vários tipos de público (embaixadores) ou se constituem enquanto oportunidade de formação para estudantes de dança (masterclasses), orientadas por alguns criadores envolvidos no festival, este ano com a colaboração de André Mesquita e Tânia Carvalho.Este é o festival que desejamos, porque ao oferecer ao público a oportunidade de poder ver pela primeira vez um considerável conjunto de novas obras, assinadas por alguns dos mais importantes autores nacionais e outras internacionais em estreia, desvendamos a força na criação em todo o seu esplendor, ato maior que sustenta a vida na terra.A dança contemporânea é uma arte que faz bater forte o nosso coração, que nos agita por dentro e nos lança no espaço projetado. Um momento que pode ser de solidão ou de euforia coletiva. Um momento a viver com emoção enquanto expressão máxima da nossa existência.Como convite para viverem intensamente o GUIdance, ficam as luminosas palavras de quem muito criou e nos continua a inspirar pela sua eterna sabedoria: Everything must come from the heart, must be lived. Pina Bausch.
 
ASSINATURA GUIdance 2015
35,00 EUR
(acesso a todos os espetáculos + uma visita à exposição patente no Palácio Vila Flor e às exposições patentes no Centro Internacional das Artes José de Guimarães)
Para adquirir a assinatura, clique aqui.
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800