/ Sinopse
/ informação adicional
/ video
/ voltar
Sexta, 10 Abril a Sábado, 18 Abril
Música | Outros Locais
Westway LAB Festival 2015 | 2ª Edição
Processo, Pensamento, Produto
Pode hoje um festival ser inovador ao ponto de provocar encontros, estimular processos criativos, formular soluções para percursos profissionais e apresentar mostras autorais consolidadas? A resposta é “sim” e está toda contida na 2ª edição do Westway LAB Festival através dos 3 eixos vetoriais do evento: Processo (residências artísticas), Pensamento (Conferências PRO) e Produto (showcases e concertos).
É a partir de Guimarães que Portugal lança uma rede única de colaboração com a Europa através do Westway LAB – evento integrante da família European Talent Exchange Programme (ETEP) – no âmbito da música independente e do circuito profissional, num momento de importante transformação da indústria e com a criatividade cada vez mais na ordem do dia. Tudo começa no Centro de Criação de Candoso, onde músicos nacionais e internacionais se encontram para formar 4 grupos de trabalho, tomando por ponto inicial a partilha das ideias e a experimentação enquanto processo que haverá de provocar cumplicidades artísticas formadoras de uma nova realidade a revelar nos showcases. E para que haja uma real contaminação com a normal vida da cidade, estes artistas disponibilizam-se para falar sobre esta vivência original em espaços públicos referenciais de Guimarães. São as Talks, esse momento de total abertura à comunidade local.

As Conferências PRO, a decorrer no Palácio Vila Flor, representam outro eixo fundamental do festival por se ocuparem da área do pensamento e proporem encontros com profissionais da cena internacional, especializados nas mais diversas competências da indústria musical. Este programa de 2 dias apresenta um conjunto de propostas e modelos de negócio que possibilitam o desenvolvimento deste ecossistema. A importância do networking e as novas realidades como a problemática da realidade digital estarão também em foco nestes encontros diurnos.

E chegamos finalmente ao terceiro e mais celebratório eixo do Westway LAB, os showcases e concertos, que representa o produto resultante de um longo investimento na cadeia de construção do valor autoral. A evidência que justifica todas as ações do Westway LAB e congrega num só momento os 360º deste complexo e fascinante universo. No cartaz deste ano reunimos alguns dos mais promissores e exportáveis projetos portugueses, bem como juntamos à equação todo o potencial artístico da rede ETEP representada por países tão diversos tais como a Polónia, Islândia, Holanda, Itália ou a Alemanha.

O Westway LAB acena com o futuro da indústria musical, dando respostas em tempo presente e criando dinâmicas que na sua interação criam um conjunto de imensas possibilidades a todos os que nele participam. Talvez as palavras do guru Roy Ascott tenham sido talhadas para descrever este nosso pioneiro acontecimento: “we have undoubtedly become process-oriented but we still deal with objects”.
 
Toda a informação relativa ao Westway LAB Festival, bem como sobre as formas de inscrição nas Conferências PRO, encontra-se igualmente disponível no site do evento: www.westwaylabfestival.com.

 

Maiores de 12

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800