/ Sinopse
/ voltar
Sexta, 17 Abril | 09h00 a Sexta, 17 Abril | 17h00
Formação | Palácio Vila Flor
Conferências PRO
Westway LAB Festival 2015
As conferências PRO, a decorrer no Palácio Vila Flor, representam um eixo fundamental do festival por se ocuparem da área do pensamento e proporem encontros com profissionais da cena internacional, especializados nas mais diversas competências da indústria musical.
09h00 Registo
Os participantes nacionais e internacionais deverão efetuar o seu registo na conferência profissional, no Palácio Vila Flor.
 
10h00 Sessão de abertura | Apresentando os Festivais
O circuito dos Festivais “PRO” é um motor decisivo a nível da exportação de música de cada nação, oferecendo oportunidades únicas de networking internacional. Todos os profissionais da música já conhecem, ou ouviram falar, das grandes feiras, como o MIDEM, a WOMEX, ou o EUROSONIC, que por sua vez deu início à rede ETEP - European Talent Exchange Platform - da qual o Westway LAB também faz agora parte. Contudo, a estas grandes feiras já com várias décadas de existência, têm-se sobreposto nos últimos cinco anos vários novos eventos PRO no roteiro anual de festivais e eventos desta natureza. Muitos têm formatos inovadores, abandonando o formato “feira” e adotando uma dinâmica de networking menos formal, com uma oferta mais diferenciada. A conferência Westway LAB PRO tem início com uma sessão de apresentação e partilha de informações com outros três festivais PRO relativamente recentes no espaço Europeu. 
 
11h00 Coffee Break / Free Networking
 
11h30 Sessão 2 | Os direitos na era da música digital: uma explicação prática
Uma explicação prática de como funcionam os vários direitos comerciais, de autor e conexos na nova era da música digital e distribuição digital. A Altafonte, agregador e distribuidor digital com origem na Galiza, parceira distribuidora de várias editoras independentes portugueses e artistas portugueses, abre-nos uma janela ao seu backoffice para explicar como funciona a distribuição digital, quais os meta-dados necessários ao bom funcionamento da mesma, e de seguida identifica as várias vertentes de direitos a coletar. Como são remunerados os artistas? Os autores? As editoras?
 
13h00 Almoço

15h00 Sessão 3 | Keynote Speech
 
16h30 Sessão 4 | Debate: o streaming é bom para quem, afinal?
A indústria discográfica em Portugal voltou ao crescimento em 2014, pela primeira vez numa década. Quererá isto dizer que a era do streaming vem “salvar” a indústria discográfica, afinal? Os fãs, por um lado, têm acesso a mais música “gratuita” do que nunca. As editoras com grandes catálogos já estão a ganhar muito dinheiro do Spotify e outras plataformas. A MERLIN, agência digital do sector independente, relata um aumento quase exponencial de rendimentos. E os artistas…?
Debate moderado por John Robb (Blog Louder than War e da banda The Membranes).
 
PREÇOS DE INSCRIÇÃO
PRO-GOLD 120,00 EUR (inscrição inclui acesso às conferências PRO e a todos os concertos)
PRO-BRONZE 110,00 EUR (inscrição inclui acesso às conferências PRO e aos concertos de entrada livre)
Data limite de inscrição 16 de abril
Para aceder às inscrições, clique AQUI
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800