/ Sinopse
/ voltar
Domingo, 7 Junho a Terça, 28 Julho
Outras atividades | Outros Locais
Oficinas CIAJG / Vai e Vem
Oficinas de Artes | Dos 4 aos 18 anos
Desde a abertura do CIAJG – Centro Internacional das Artes José de Guimarães, o Serviço Educativo desenvolveu um conjunto de oficinas que aprofundam as ideias que sustentam o programa do Centro.
Através do programa especial Vai e Vem, continuamos a oferecer às escolas do concelho de Guimarães a possibilidade de receber estas oficinas em sala de aula - um artista e a sua mala de trabalho propõem abrir portas às primeiras experiências artísticas ou aprofundar o desejo de criar, instaurando na escola um espaço de experiência e de partilha entre artistas, professores e alunos.
 
4 AOS 10 ANOS
Desalfabeto (grafismo, pintura, conto)
Tatiana dos Santos
O que são letras? O que são números? E o que são os desenhos? Vamos (re)descobrir o que é a linguagem a partir do "Alfabeto Africano" de José de Guimarães e de um conto de Rudyard Kipling.
 
4 AOS 10 ANOS
Trocar os pés pelas mãos (escultura, figura, cartão)
Rita Faustino
As figuras criadas por José de Guimarães, meio pinturas, meio esculturas, serão o ponto de partida para uma oficina, em que braços e pernas, troncos e cabeças, se articulam e constroem figuras no espaço.
 
10 AOS 14 ANOS
O avesso do volume (escultura, moldes, barro)
Rita Faustino
As cerâmicas da coleção de José de Guimarães serão o mote para produzir novas peças avessas, entre o vazio, o molde, o negativo e o positivo.
 
10 AOS 14 ANOS
GLOBO - rota do corpo à imaginação (desenho, corpo, geografia)
Tatiana dos Santos
No espaço vazio do “Globo” vamos lançar pequenos corpos de desenho que revelarão rotas para a imaginação, caminhando pelo volume do nosso corpo até ao interior movediço do nosso ser. Usando o carvão vegetal para definir os territórios de cada um e a tinta-da-china para mergulhar nas águas que nos separam. 
 
M/ 15 ANOS
Superfície da pele (escultura, moldes, cera)
Rita Faustino
Os milagres (ou ex-votos) serão o ponto de partida para esta oficina, na qual se trabalhará sobre o corpo e o seu molde, com recurso à cera.
 
M/ 15 ANOS
De 20000 a.C a 2000 d.C. (história, artes visuais)
Isabel Ferreira Alves, Matilde Seabra e Raul Pereira
A construção de um Atlas de Parede, à maneira de Aby Warburg, permitirá a descoberta de migrações, contaminações e permanências manifestas nos mais variados objetos, resultantes do ato criativo humano ao longo da história, tal como podemos encontrar na coleção de José de Guimarães e nos objetos que habitam o CIAJG. 
 
M/ 15 ANOS
Fora do papel (desenho, arquitetura, espaço)
Matilde Seabra
Uma experiência exploratória em que o desenho sai da folha de papel e se transforma em estrutura, corpo ou espaço.
 
Local CIAJG ou escolas
Horário terça a domingo, por marcação prévia através do e-mail servicoeducativo@aoficina.pt
Duração 90min. a 2horas
Lotação 1 turma / 25 pessoas
Preço Oficinas 2,00 eur | Vai e Vem (1 visita ao CIAJG + 1 oficina na escola) 2,00 eur
NOTA: Os materiais estão incluídos no preço das oficinas. As oficinas foram concebidas para se adaptar aos espaços escolares, procedendo apenas às adequações mínimas necessárias.
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800