/ Sinopse
/ voltar
Sábado, 10 Março | 22h00
Música
Susheela Raman



Sábado, 10 de Março - 22h00
Susheela Raman
Música
Grande Auditório
Preço:
1ª Plateia - ? 15,00/?12,50
2ª Plateia - ? 12,50/?10,00

Depois da passagem pelo festival "Sons em Trânsito", em 2003, Susheela Raman regressa a Portugal para um concerto único que terá lugar no Centro Cultural Vila Flor no próximo dia 10 de Março.

Susheela Raman é uma das mais recentes e estimulantes divas das músicas do mundo. Filha de pais indianos, nasceu em Londres mas emigrou para a Austrália ainda em criança. Em 1995 vai para a Índia estudar canto e música clássica indiana com Shruti Sadolikar. Regressa a Inglaterra em 1997, onde conhece Sam Mills, músico e produtor que fez parte dos "23 Skidoo" (banda que, no início dos anos 80, foi percursora na fusão de ritmos de dança ocidentais com músicas étnicas) e que tinha acabado de gravar um álbum com o cantor indiano Paban das Baul.

A paixão entre Susheela e Sam é imediata: companheiros na vida e na criação musical, os dois lançam-se numa grande aventura: fundir com bom gosto e elegância a música clássica do sul da Índia com a pop, os blues, o reggae, o jazz, a música do Mali e de outras partes do mundo.

O resultado, "Salt Rain", editado em 2001, é assombroso e valeu-lhe o prémio BBC Rádio 3 na categoria "World Music Revelação" e uma nomeação para o Mercury Prize. Dois anos depois, surge "Love Trap", um passo à frente na descoberta de outras músicas: a música popular indiana (e não só a clássica de compositores oitocentistas como Tyagaraja e Dikshitar), o flamenco, o afro-beat de Tony Allen e o canto Tuva de Albert Kuvezin dos Yat-Kha.

No seu terceiro e mais recente álbum, "Music For Crocodiles", Susheela Raman utiliza todas as influências da língua inglesa, não perdendo, contudo, o balanço dos blues que cantava em miúda, servindo-se da musicalidade dos instrumentos e cultura indiana. Dos 13 temas, alguns são caso de amor à primeira audição. São os casos de "Sharavana", "Leela", "Chordhiya", e "What Silence Said", que abre o álbum e serve como excelente aperitivo.

Ouça os temas "Music for Crocodiles" e "Sharavana" da Susheela Raman
 


 Adicionar este evento à sua agenda do Outlook

";"1

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800