/ Sinopse
/ voltar
Segunda, 25 Janeiro | 17h30
Formação | Outros Locais
Circo+Escola=Novo
Conferência
A propósito do projeto Circus Lab, um projeto de programação, criação e formação artística, com um foco particular na área do Novo Circo, foi criada uma conferência itinerante de reflexão sobre a relação entre a arte e a educação e a função fundamental que ambos estes domínios desempenham no desenvolvimento humano e cognitivo.
Partindo do exemplo que foi o Circus Lab, iremos refletir sobre o papel da Arte e do Novo Circo, em particular, na facilitação de dinâmicas inovadoras no âmbito escolar e social. Na conferência serão partilhadas experiências que podem ser encaradas como veículos fundamentais de novos caminhos de aprendizagem do corpo e da mente na preparação de cada aluno para a vida no seu todo. Haverá, ainda, espaço de reflexão sobre como o Novo Circo poderá constituir um bom exemplo para uma maior abertura à construção de novos sistemas de aprendizagem. O objetivo final será sempre o de pensar na inovação de conteúdos escolares, tendo como confronto a realidade artística e educativa da Noruega, o país parceiro deste projeto. 
 
Recordamos que, A Oficina, em Guimarães, é o único parceiro português da rede de cooperação europeia "Circus Next", que procura novos criadores na área do Novo Circo. Esta rede de cooperação é constituída por 9 parceiros: Jeunes Talents Cirque Europe (França), La Cascade - Maison des Arts du Clown et du Cirque (França), Les Migrateurs (França), Associazione Culturale IdeAgorà/Festival Mirabilia (Itália), Associazione Culturale Sarabanda/Festival Circumnavigando (Itália), Associacio de professionals de Circ de Catalunya - La Central del Circ (Espanha), Circus Futures Limited (Reino Unido), Zahrada o.p.s. Cirqueon (República Checa) e A Oficina (Portugal). 
 
PROGRAMA
Circus Lab, modelos alternativos de formação crítica e estética, por Giacomo Scalisi (coordenador do projeto Circus Lab)
A natureza da arte, por Sverre Waage (diretor do Cirkus Xanti)
Arte e Educação, Arts and Education. O potencial e os desafios a partir de uma perspetiva discursiva, por Bjørn Rasmussen (Universidade de Trondheim, Noruega)
Circo Vs Formação - Panorama sobre a situação em Portugal, por Tiago Porteiro
 
Data 25 janeiro
Horário 17h30-19h00
Local Plataforma das Artes e da Criatividade (Sala de Conferências)
Público-alvo professores, psicólogos, educadores, associações de pais
Participação gratuita
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800