/ Sinopse
/ voltar
Sexta, 7 Outubro a Sábado, 15 Outubro
Cinema | Outros Locais
Guimarães Cinema Som
Guimarães Cinema Som é um novo conceito de festival de cinema/música em que crianças, curiosos e cinéfilos se juntam lado a lado para escutar, ver e pensar o melhor cinema que a humanidade criou.
O festival compõe-se de secções competitivas de filmes internacionais atendendo ao tratamento artístico do som com a presença dos realizadores, de um concurso de bandas sonoras originais para curtas-metragens mudas, de mostras não competitivas de filmes com música, ao vivo, para grande orquestra ou piano e ainda de um variado leque de workshops, conferências e masterclasses. 
 
SECÇÕES DO FESTIVAL
Manhãs Cinema Som: Sessões de cinema pensadas para o público juvenil. Uma sensibilização para momentos fundadores do cinema e um convite à experiência do cinema mudo com acompanhamento musical ao vivo, a cargo do pianista Filipe Raposo, colaborador regular da Cinemateca Portuguesa. Seguramente, estas matinés aguçarão o apetite dos jovens espetadores para o restante programa do festival.
Sonoras Qualidades: Seleção de obras que se impuseram na cinematografia mundial. Oportunidade para apreciar inovações no domínio sonoro e viajar pelos quatro cantos do cinema. Nesta edição, o festival associa-se também a uma evocação de Abbas Kiarostami.
Mudam-se os Tempos: Uma das grandes apostas deste festival é a exibição de cinema mudo com acompanhamento musical ao vivo ou também exibido com recurso à música original dos filmes. O festival propõe diversas soluções tímbricas e estilísticas, de modo a enriquecer a experiência de obras tão marcantes da 7.ª Arte. 
Retrospetiva Rob Rombout: Contribuir para a divulgação de um dos nomes maiores do documentário atual. É uma grande honra para o festival dar a conhecer melhor a obra deste cineasta. De salientar a oportunidade única para assistir à estreia internacional do último filme de Rob Rombout.
Competição de Curtas: Porque os públicos têm também uma palavra a dizer neste festival. Guimarães Cinema Som apresenta uma Sessão Guimarães Júnior, sessão específica para que o público juvenil escolha a melhor curta-metragem a concurso. No domínio da exploração do som no cinema, em colaboração com as escolas de Guimarães, o festival apela assim à participação dos nossos jovens. Paralelamente, há também lugar a um prémio a ser atribuído pelo público, que terá oportunidade de votar cada curta-metragem apresentada em competição. Por fim, serão também escolhidos filmes por parte do júri internacional do Guimarães Cinema Som.
Apre(e)nder cinema: Um leque diversificado de masterclasses e seminários assegurados por Rob Rombout, António de Sousa Dias, Sérgio Dias Branco e Daniel Moreira. Lugar ainda para uma sessão especial de curtas-metragens, Doc Nomads, projeto associado a Rob Rombout.
 
Organização Papaveronoir – Filmes
 
Mais informações em:
Programa Guimarães Cinema e Som
2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800