/ Sinopse
/ voltar
Sexta, 20 Abril | 22h00
Café Jazz
Frei Fado d´el Rei



Sexta-feira, 20 de Abril - 22h00
Frei Fado d´el Rei
Música
Pequeno Auditório
Preço: ? 10,00

No ano em que se evocam os 20 anos da morte de José Afonso, os Frei Fado d´el Rei apresentam o seu novo trabalho, Senhor Poeta, um álbum que inclui 15 temas originalmente compostos por José Afonso a partir de poemas seus e alguns dos mais conhecidos poetas portugueses como Fernando Pessoa e Luís de Camões. Neste disco, os Frei Fado d´el Rei abordam também poetas nos quais José Afonso se inspirou e cujas obras musicou. É o caso de "Senhor Poeta", poema de Manuel Alegre, que serviu de fonte de inspiração para o título do álbum.
O disco apresenta-se com um registo limpo de modo a manter-se fiel ao espírito que José Afonso criou para as suas obras e a música e a linguagem aparecem ligadas por grandes laços de afinidade. Os Frei Fado D´el Rei prestam, assim, uma sincera e sentida homenagem ao cantautor de Abril, através da apresentação da sua obra artística e poética, muitas vezes subestimada em relação à componente política.
Criados em 1990, no Porto, os Frei Fado d´el Rei construíram o seu projecto em torno de um som rico em elementos provenientes de raízes diversas. Mais do que uma súmula premeditada de géneros, a evolução musical da banda obedeceu a um processo natural de fusão entre o imaginário do fado, da música popular e do flamenco, de forma equilibrada e harmoniosa.
Saudade, destino, amor, histórias de reinos sagrados, de caravelas partindo para o mar, rotas da seda trazendo rumores de estranhas lendas e memórias, cítaras que choram ao canto da prece de devoção sacra da trovadora, são temas preferenciais do grupo. Evidenciando uma maturidade crescente, os Frei Fado d´el Rei incluíram, no seu som, novos instrumentos, como o bandoloncelo e os samplers, que ajudaram a reafirmar a personalidade da banda. Com espectáculos de contornos clássicos, mas com uma abordagem moderna, o grupo tem como palcos de eleição, para as suas actuações, locais não convencionais como castelos, velhos teatros e mosteiros.
Os Frei Fado d´el Rei já participaram em vários concertos e festivais por todo o mundo. Em Junho de 2003, a banda registou, em CD, um concerto memorável, que foi interpretado no Mosteiro de Leça do Balio, inserido nas comemorações dos 1000 anos deste monumento nacional.

Ficha artística
Carla Lopes
, voz
Cristina Bacelar, guitarra e voz
José Flávio Martins, baixo acústico, bandoloncelo e bandola
Ricardo Costa, guitarra
Rui Tinoco, teclados e programações
Zagalo, percussões

Maiores de 6 anos

 


 Adicionar este evento à sua agenda do Outlook

";"1

2009 © Design Martino&JañaDesign | Programação Webprodz | Optimizado para resoluções superiores a 1280x800